Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Erro de grafia de agente policial gera anulação de auto de infração de trânsito de motorista por recusa de teste de bafômetro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dorival Alves de Sousa / Juizado de Fazenda Pública Municipal e Estadual
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Dorival Alves de Sousa Dorival Alves de Sousa

Um motorista da cidade de Goiânia, GO, entrou com uma Ação de Conhecimento contra o Departamento Estadual de Trânsito, DETRAN-GO, alegando que no dia 18 de novembro de 2023 recebeu uma notificação de autuação por uma infração prevista no Art. 165-A do Código de Trânsito Brasileiro, recusar realizar o teste do bafômetro.

Ele argumenta que o órgão de fiscalização não seguiu as exigências da lei ao elaborar o auto de infração de trânsito, pois os dados do veículo mencionados no documento se referiam a um veículo de marca/modelo: VW/NOVO GOL TL MCV, com a placa PAW-2E96, que não corresponde ao veículo de sua propriedade, que é um VW/GOL SPECIAL MB, com a placa PAM-2E96.

O motorista autuado pelo DETRAN-GO alega também que foi impedido de apresentar recurso na instância administrativa, pois o proprietário do veículo com a placa PAW-2E96 já havia apresentado uma defesa anteriormente, o que violou seu direito ao contraditório e à ampla defesa.

"No caso em questão, houve uma clara violação das leis em vigor, pois o Detran-GO cometeu um erro grotesco ao preencher os dados do veículo supostamente envolvido na infração de trânsito, mencionando pessoas diferentes que possuem carros com placas, modelos e renavans diferentes". Devido a essa situação, o motorista autuado foi impedido de recorrer.

No projeto de sentença, a juíza afirmou que o autor conseguiu provar a existência de um erro de grafia na identificação da placa do veículo no auto de infração lavrado, resultando na atribuição da infração de trânsito a um carro de terceiro. Portanto, destacou que é incontestável que houve um erro material no registro da infração, pois, mesmo sendo veículos diferentes, a placa do carro do autor foi erroneamente mencionada, sendo muito semelhante à placa do carro de terceiro.

A juíza, também ressaltou que é garantido ao infrator o direito constitucional ao contraditório e à ampla defesa, conforme previsto no artigo 5º, inciso LV, da Constituição Federal. A falta de observância desses direitos torna o ato administrativo inválido.

No caso em questão, a incorreção da placa indicada no auto de infração impossibilitou o exercício efetivo do direito de defesa pelo motorista autuado. "Ao tentar apresentar uma defesa prévia, foi informado que já havia um recurso pendente de julgamento. Portanto, está comprovada uma situação que prejudicou a defesa da parte requerente, o que acarreta na nulidade do ato administrativo", concluiu a juíza.

Diante disso, considerando que a parte autora conseguiu comprovar os fatos que fundamentam seu direito, conforme exigido pelo artigo 373, inciso I, do Código de Processo Civil, a juíza julgou procedente o pedido apresentado inicialmente pelo motorista autuado.

A anulação do auto de infração de nº T005028978 foi concedida em um projeto de sentença da juíza leiga Camila Sá de Morais e homologado pela juíza Jordana Brandão Alvarenga Pinheiro, do 3º Juízo de Justiça 4.0 Juizado de Fazenda Pública Municipal e Estadual de Goiânia.

Dorival Alves de Sousa, advogado, corretor de seguros, diretor do Sindicato dos Corretores de Seguros no Distrito Federal (Sincor-DF) e delegado representante da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor) junto à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado de Goiás Documento Assinado e Publicado Digitalmente em 24/06/2024.

Comarca de Goiânia: 3º Juízo de Justiça 4.0

Juizado de Fazenda Pública Municipal e Estadual




Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar