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Planejamento de marketing para o e-commerce em 2025 deve contemplar uso de novas tecnologias

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Felipe Rodrigues é especialista em e-commerce, fundador e CEO do ENVIOU Felipe Rodrigues é especialista em e-commerce, fundador e CEO do ENVIOU

Felipe Rodrigues*

É oficial: o final de 2024 já chegou e além das atenções voltadas às vendas de final de ano, boa parte das empresas estão planejando 2025. A tarefa envolve todos os departamentos das companhias em busca por uma performance cada vez mais alta e capaz de entregar resultados mais interessantes.

As equipes envolvidas com o e-commerce, por exemplo, seguem em busca de soluções que possam auxiliar no aumento das vendas online e, especialmente, em maneiras ou estratégias para atrair aqueles consumidores que por algum motivo não concluem suas compras imediatamente após a visualização dos produtos de interesse. Essa tarefa, de fato, não é simples.

Se no comércio físico, os times de vendedores passam por processos de capacitação e ganham habilidades ligadas à negociação para ampliar seu repertório argumentativo e poder de convencimento a fim de minimizar as perdas de vendas, no comércio eletrônico, o recurso está ligado ao uso da tecnologia.

Isso significa, que no caso do planejamento de marketing dos departamentos de e-commerce das empresas, torna-se imprescindível analisar quais inteligências podem trazer benefícios e aumento das vendas no próximo ano.

Entre as ferramentas que podem auxiliar de maneira efetiva há opções que já provaram ser bastante efetivas. É o caso do Recuperador de Carrinhos Abandonados. A tecnologia detecta quando uma compra não é concretizada e o carrinho é abandonado e, automaticamente, emite comunicações especiais para o consumidor, lembrando sobre a seleção realizada e, em alguns casos, oferecendo cupons de descontos ou frete grátis para que a compra seja concluída.

Outra solução disponível, que tem sinergia com o Recuperador de Carrinhos, é a ferramenta que identifica o Abandono de Navegação. A inteligência identifica automaticamente e acompanha o fluxo de navegação dos clientes que acessam as lojas online. Caso o consumidor abandone o processo de compra antes mesmo de adicionar os produtos ao carrinho de compras, a ferramenta faz a constatação de qual era o item de interesse e dá início a uma jornada de automação de marketing por meio da qual os produtos passam a ser sugeridos por e-mail, SMS, push no navegador e/ou whatsapp.

No caso de uso dessas duas soluções, que são complementares, também é indicada a ferramenta Gatilho Personalizado, que permite o envio de conteúdos totalmente customizados aos clientes, sempre que a ação fizer sentido e de acordo com a estratégia de comunicação do e-commerce, a fim de despertar o interesse por produtos ou serviços que tenham relação com outros itens já adquiridos, uma maneira de provocar a realização de novos pedidos e até fidelizar o consumidor.

Por fim, quando o e-commerce trabalha com a venda de produtos de uso recorrente, faz todo sentido investir em tecnologias que promovam a Recompra Inteligente, ou seja, que avise o consumidor que aquele determinado item está próximo do fim e de que já é hora de providenciar a aquisição de um novo produto para a sua substituição. A solução opera tomando por base uma série de informações, como o tempo médio estimado para o consumo de cada produto, o intervalo de tempo entre as compras de um mesmo item por uma série de clientes, além de algoritmos.

Essas inteligências e tecnologias podem funcionar como verdadeiros divisores de águas nos negócios e agregar muito no desempenho de vendas das lojas online. Em um mercado cada vez mais disputado e competitivo, investir em soluções como essas pode trazer um diferencial competitivo gigantesco. Vale a pena prestar atenção nesses pontos, especialmente quando os planos para 2025 estão sendo traçados!

*Felipe Rodrigues é especialista em e-commerce, fundador e CEO do ENVIOU – plataforma multicanal especializada na automação do marketing para e-commerce.


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