Brasil,

A blindagem do carro após o início de vigência do seguro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dorival Alves de Sousa / TJSP
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Dorival Alves de Sousa Dorival Alves de Sousa

Segurado teve o seu veículo EQUINOX, ano/modelo 2018/2019, sinistrado em 08/11/2019, cujo sinistro foi caracterizado como PERDA TOTAL, tendo a SEGURADORA PAGO ao segurado a indenização integral do seu veículo com base na Tabela Fipe, porém, sem o valor correspondente à blindagem do veículo.

“A controvérsia consiste em saber se a blindagem do veículo estava ou não incluída nas coberturas do seguro contratado, no momento do sinistro.”

Com efeito, o veículo foi adquirido em 12/04/2019. A seguradora emitiu a apólice de seguro em 16/04/2019 com vigência desde então, sem a contratação de cobertura adicional para blindagem, mesmo porque o veículo quando segurado não era blindado, conforme narrado na petição inicial e informado nos quadros “Dados do Segurado. “Veículo Blindado: NÃO”

Posteriormente, em 29/05/2019, o segurado realizou a blindagem do veículo. Em sua petição inicial, o segurado alegou ter enviado ao seu corretor de seguros as notas fiscais de materiais, certificado de garantia e termos de responsabilidade e avaliação técnica da blindagem para ser feito o endosso da apólice para alteração com a inclusão da blindagem na cobertura securitária.

Todavia, na fase processual, o segurado não comprovou através de documentos, telefonemas, WhatsApp, e-mail, etc, ter enviado os referidos documentos para o seu corretor de seguros ou para a seguradora, objetivando realizar o mencionado endosso com inclusão da blindagem na apólice, antes da ocorrência do sinistro de perda total, ônus que lhe incumbia.

Bom destacar que a o endosso para a inclusão da garantia de blindagem foi emitido em 14/11/2019, ou seja, aproximadamente 7 (sete) meses depois da contratação original do seguro e 6 (seis) dias após a ocorrência do sinistro.

Nesse contexto, mostra-se irrelevante perquirir se havia ou não prova do pagamento do boleto do endosso que alega o segurado ter realizado no dia 25/11/2019.

Enfim, se não estava caracterizada a cobertura adicional para blindagem na data do sinistro, não pode a seguradora ser obrigada a efetuar seu pagamento, mas, tão somente o valor do caso do veículo, como ocorreu.

Não poderia, dessa forma, o douto Magistrado de primeiro grau dar diferente desate à lide, sob pena de prolatar decisão contra legem, causando, além do mais, desequilíbrio contratual, porquanto ensejaria a ampliação da responsabilidade da seguradora sem a correspondente cobertura.

Dorival Alves de Sousa, advogado, corretor de seguros e delegado representante da Fenacor.

Fonte: TJSP -Apelação nº 1049048-31.2020.8.26.0576 Comarca: São José do Rio Preto


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar