Brasil,

Decisão do STJ gera novas oportunidades para corretores

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/Manuella Cavalcanti
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Conforme noticiado pelo Cqcs, a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que as operadoras de plano de saúde não estão obrigadas a garantir a cobertura de tratamentos ou procedimentos realizados no exterior, salvo se houver previsão expressa em cláusula contratual. Frente a isso, o Cqcs conversou com Samy Hazan, especialista em seguros viagem, para entender os impactos da deliberação no mercado brasileiro e possíveis oportunidades para os corretores.

“A decisão destaca a importância do seguro viagem para garantir proteção financeira e acesso a serviços médicos no exterior, como consultas, exames, internações, transporte médico e repatriação. Além disso, o seguro viagem cobre outras eventualidades, como perda de bagagem e atrasos de voos, proporcionando tranquilidade durante viagens internacionais”, explica.

A deliberação aconteceu após o órgão decidir a favor de uma operadora de plano de saúde, desobrigando-a de reembolsar R$ 14,2 mil a uma beneficiária que custeou, por conta própria, um exame genético realizado nos Estados Unidos para orientar o tratamento de câncer de mama. A paciente contou com decisões favoráveis nas instâncias inferiores, como no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), que considerou abusiva a negativa de cobertura, argumentando que o exame representava um avanço tecnológico essencial para preservar a vida.

No entanto, a operadora de saúde defendeu que a cobertura é limitada ao território nacional, conforme as cláusulas do contrato. Com isso, a companhia não tinha obrigação de arcar com procedimentos realizados fora do país. O STJ acolheu o argumento.

Samy Hazan explica também que a decisão do órgão superior de justiça cria importantes oportunidades para o mercado de seguro viagem no Brasil, especialmente em relação à educação do consumidor. “Ela reforça a necessidade de seguros viagem como forma de proteção no exterior, abrindo espaço para campanhas educativas que esclareçam a diferença entre planos de saúde nacionais e seguros viagem”, pontua. “Essa decisão também fortalece a relevância do seguro viagem como produto essencial, contribuindo para a maior penetração e diversificação desse segmento no mercado brasileiro”, complementa.

O especialista no assunto destaca ainda que, de uma forma geral, o seguro viagem não cobre exames ou tratamentos eletivos ou programados, ainda que tenham sido recomendados por médicos no Brasil. “A cobertura se limita a emergências ou urgências ocorridas durante a viagem. No entanto, algumas apólices podem oferecer coberturas adicionais para situações específicas, caso contratadas”, argumenta.

Além disso, Hazan responde que, se uma pessoa precisar cancelar uma viagem internacional por questões de saúde, o seguro viagem cobre. “Muitas apólices de seguro viagem oferecem a cobertura de cancelamento de viagem. O segurado pode ser reembolsado por despesas não reembolsáveis, como passagens aéreas, multas e reservas de hotéis, caso a viagem seja cancelada devido a motivos de saúde comprovados, como doenças graves ou emergências médicas”, finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar