Incêndio de grandes proporções atinge o WARUNG Beach Club na Praia Brava, em Itajaí, Santa Catarina: local não tinha seguro
Dorival Alves de Sousa
Conforme publicação do G1, um incêndio de grandes proporções atingiu na manhã da quarta-feira (22/02), o WARUNG Beach Club, um dos mais conhecidos da Praia Brava, em Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, não há feridos. As chamas foram controladas após cerca de duas horas do início do fogo. A fumaça podia ser vista a quilômetros de distância. O empreendimento é referência no cenário nacional e internacional de música eletrônica.
Em nota divulgada às 14h00 desta quarta, o porta voz do WARUNG Beach Club disse que o incêndio começou em uma das pistas do clube e que foram registrados apenas danos materiais na estrutura.
Segundo o Visor Notícias, o futuro do clube é incerto. Somente no último ano a casa noturna investiu R$ 4 milhões na estrutura do local. O prejuízo para o clube é milionário, pois o local não possuía qualquer tipo de seguro.
Segundo declarações prestadas pela casa noturna quanto ao fato do imóvel não possuir qualquer tipo de seguro é que “A estrutura de madeira as seguradoras não aceitam segurar, infelizmente”.
Para melhor entendimento quanto a contratação de uma apólice de seguro empresarial ramo incêndio a sugestão é, em primeiro lugar, contar com a orientação, assessoria e o suporte técnico de um profissional corretor de seguros.
Destacamos que nem todas as seguradoras tem aceitação automática para os riscos de incêndio. As seguradoras ao analisarem a aceitação e taxação de um determinado risco propostos pelo mercado observam três fatores básicos: A Localização, a sua Ocupação e o tipo de Construção.
Algumas seguradoras trabalham exclusivamente com aceitação automática. A situação é a seguinte: Se não tiver aceitação automática para aquele risco consultado a proposta de seguro não será aceita.
Mesmo que obrigatório, existem milhares de empresas no Brasil sem seguro incêndio devido à cultura do país e as dificuldades na aceitação por parte das seguradoras.
De acordo com pesquisa realizadas por empresas especializadas, o incêndio é o tipo de evento sinistro mais temido pelas pequenas, médias e grandes empresas.
O seguro incêndio é fundamental para qualquer empresário, para que ele possa ter respaldo em caso de eventuais danos e prejuízos causados à sua empresa. É a certeza que a empresa terá o suporte financeiro para retomar as suas atividades em caso de alguma eventualidade.
Muitas empresas que têm de lidar, armazenar e manusear materiais com alta capacidade de combustão e propagação de incêndios – enfrentam o problema da dificuldade de conseguir efetuar a contratação de seguro incêndio, mesmo com a atenção dada à segurança e proteção de suas instalações e de suas operações.
A maioria das contratações do Seguro Incêndio no Brasil ainda é realizado, infelizmente, sem projetos adequados. Algumas seguradoras emitem a apólice ou o bilhete de seguro sem vistoria ou com apenas uma vistoria sumária, sem projeto, sem qualquer tipo de análise de risco e outras poucas seguradoras, realizam as suas inspeções de riscos através de plantas industriais com base em estudo técnico avançado.
O avanço da cultura do Seguro Incêndio no país ainda caminha a passos lentos. Este comportamento, infelizmente, acaba afetando o número de contratações de seguros contra incêndio de empresas brasileiras. Atualmente, estima-se que apenas 10% das empresas no Brasil tenham Seguro Contra Incêndio. “O que a gente nota é que no Brasil ainda temos aquela filosofia que só acontece com o vizinho, com a gente isto nunca acontece.” Então, a contratação do Seguro Incêndio não é tão grande quanto poderia ser.
Infelizmente, uma questão que acaba afetando a adesão ao Seguro Contra Incêndio, é que algumas empresas entendem o seguro como um gasto desnecessário e não como instrumento de proteção contra os riscos que estão expostos.
Ainda sobre a contratação do Seguro Incêndio no Brasil não se trata apenas de uma questão de preços. A ausência de apetite para a aceitação dos riscos por parte das seguradoras e resseguradoras se dá em virtude da periculosidade e, muitas vezes, de falta de equipamentos protecionais e organização de riscos.
É importante ressaltar que quando a empresa contrata o Seguro Contra Incêndio propriamente dito, ele só abrange a reposição do patrimônio perdido devido ao incêndio. Geralmente, nestes casos, são cobertos pelo seguro o prédio, maquinismos, móveis, utensílios e mercadorias/matérias primas. Pode ser contratado em conjunto com o seguro incêndio coberturas acessórias que são decorrentes da cobertura básica, tais como a de perda e pagamento do aluguel, as despesas fixas, a cobertura a terceiros, a perda de lucro bruto, etc.
Dorival Alves de Sousa, advogado, corretor de seguros e diretor do SINCOR-DF
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Seguro de Automóvel e os Cuidados ao Preencher o Questionário de Avaliação de Risco
- Seguradora Condenada a Indenizar Pecuarista em R$290 mil pela Morte de Cavalo
- Seguro Atrelado a Financiamento Bancário é Ilegal e Configura Venda Casada
- Desvendando o conceito e o funcionamento do Seguro Decesso
- Conheça os Seus Direitos Após o Veículo Cair em um Buraco
- Durante a realização de um exame ginecológico, uma paciente sofreu queimaduras na vagina
- Família Vítima de Acidente na Itália Denuncia Fraude em Seguro Viagem
- Cuidado ao Tentar Impedir o Furto do Próprio Carro
- A contratação do seguro de automóvel adquirido em nome de menor de idade
- Entendendo a indenização do Seguro para Quitação de Imóvel Financiado
- Focada em corretores, Saúde Integral Assessoria promove palestra com Rainha Hortência
- O Segurado que Enfrentou a Seguradora em Busca de Justiça
Adicionar comentário