Brasil,

Justiça condena motorista culpado pelo acidente, a ressarcir seguradora de maneira regressiva

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dorival Alves de Sousa / Ascom do Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Dorival Alves de Sousa Dorival Alves de Sousa

Motorista causador de um acidente vai ter que ressarcir a cia. seguradora em R$ 21 mil, de maneira regressiva. A 2ª Vara Cível de Pouso Alegre, Estado de Minas Gerais, condenou o condutor de um veículo a arcar com o prejuízo, já que foi dele a culpa pela colisão, em que o outro carro, segurado, teve Perda Total.

A 16ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça (TJMG) manteve por unanimidade a decisão do Juiz da Comarca de Pouso Alegre. Os desembargadores entenderam que o motorista réu agiu de forma imprudente, desobedecendo ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A seguradora pleiteou o ressarcimento do prejuízo que teve que assumir os prejuízos com o veículo do seu segurado. Segundo a seguradora, ao trafegar na rodovia BR-459, o condutor fez uma conversão para pegar a estrada que o levaria à cidade de Senador José Bento e bateu no automóvel de um segurado dela, que ia no sentido de Poços de Caldas.

A seguradora arcou com as despesas de seu cliente, mas ajuizou Ação Regressiva contra o outro envolvido, alegando que o acidente foi causado por culpa exclusiva dele.

O juiz da Comarca de Pouso Alegre deu ganho de causa à cia. seguradora, o que provocou o recurso por parte do condutor do veículo causador do acidente. O réu argumentou que foi o motorista do veículo segurado que, em trecho perigoso de rodovia, dotado de baixa visibilidade, trafegava em velocidade superior à permitida para o local.

Segundo o apelante, a alta velocidade e a falta de atenção do condutor do veículo segurado constituíram os fatores determinantes para a ocorrência do sinistro.

O relator do processo, desembargador José Marcos Vieira, destacou que não houve qualquer comprovação quanto ao excesso de velocidade por parte do motorista do veículo segurado.

“Analisadas as provas produzidas nos autos, verifico que a culpa pela ocorrência do acidente, de fato, verificou-se na imprudência do motorista réu, que, ao atravessar a pista de rolamento para ingressar em via lateral, deixou de adotar os cuidados necessários e de observar, adequadamente, o fluxo dos veículos que seguiam à sua retaguarda”,

A turma Recursal manteve a condenação do réu ao pagamento das custas processuais e aos honorários advocatícios, nos termos do CPC, majorado para o percentual de 15% (quinze porcento) sobre o valor atualizado da condenação.

Pesquisa: Dorival Alves de Sousa, advogado, corretor de seguros e diretor do Sindicato dos Corretores de Seguros do Distrito Federal - Sincor-DF.

Fonte: Ascom do Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG

Apelação Cível: 1.0000.19.065536-5/001 – Comarca de Pouso Alegre


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar