Você sabe o que é o asfalto?
Com diversas especificações técnicas, o material deve responder a regras de qualidade e classificação
Uma grande parte das ruas das cidades brasileiras é revestida pelo asfalto, mas poucas pessoas realmente sabem o que é esse material e a complexidade em sua produção.
O asfalto está entre os tipos de pavimento para trânsito de veículos mais usados no país. Seja para estradas, ruas ou calçamentos, a finalidade do asfalto se tornou múltipla por todo o Brasil. Um dos motivos para isso é a capacidade de drenagem, oferecendo mais benefícios para a pavimentação.
Os pavimentos asfálticos são feitos por camadas, incluindo compostos de diversas dimensões. Esses compostos são separados a partir de uma peneira vibratória, como a peneira banana, que consegue automatizar esse processo. Depois disso, os materiais vão sendo aglutinados com a massa de piche, de acordo com a função a que se destinam.
Classificação de asfalto no Brasil
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) determina que o asfalto é um material de consistência semissólida ou sólida, com cor escura e que possui asfaltenos, hidrocarbonetos pesados e resinas em sua composição. Ainda segundo a ANP, o asfalto é obtido em estado natural ou por diferentes tipos de processos químicos ou físicos, incluindo os derivados de consistência variável e com alta capacidade impermeabilizante e aglutinante.
Para poder criar o asfalto, é necessário que ele seja submetido a um processo de destilação fracionada. Ou seja, durante os primeiros processos de destilação, as frações consideradas mais leves, como o querosene, a gasolina e o gasóleo, são removidas. Os produtos asfálticos são encontrados no fundo das torres de destilação do petróleo.
Distribuição do asfalto no território brasileiro
Até mesmo a distribuição do asfalto deve ser uma atividade seguindo os regulamentos da ANP, compreendendo os agentes que estão autorizados pela agência a armazenar, adquirir, misturar, aditivar, industrializar, vender e exercer o controle de qualidade sobre o asfalto, assim como prestar a assistência técnica para o consumidor. É feita também uma análise para verificar se o produto atende às especificações técnicas de qualidade, de acordo com as necessidades de utilização.
Segundo a Agência Brasil, uma das razões para que os motoristas sintam uma piora das rodovias brasileiras, conforme apontado pela Confederação Nacional do Transporte, é a má qualidade que o asfalto brasileiro tem apresentado. De acordo com a CNT, as empresas que realizam a pavimentação das rodovias brasileiras têm relatado uma piora na qualidade da matéria-prima utilizada.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>