Venezuelano ganha concurso de reconstrução de Notre Dame
Ícone da arquitetura gótica é repaginado em projeto vencedor
A capital francesa estampou as manchetes mundiais devido ao incêndio na Catedral de Notre Dame, uma das mais visitadas em todo o mundo.
Todos os anos, milhares de turistas viajam a Europa, pensando em incluir essa grande atração arquitetônica em seus roteiros. No entanto, a previsão é que a Catedral se mantenha fechada por mais um tempo até que as obras de restauração da igreja estejam concluídas.
O site Freelancer.com lançou um concurso para arquitetos e designers apresentarem um projeto de restauração do ícone da arquitetura gótica europeia. Entre competidores da Europa, Estados Unidos e outros países, o vencedor foi o venezuelano radicado na Colômbia, Leonardo Nepa.
O arquiteto possui mais de 17 anos de experiência no setor de design de interiores. Para redesenhar a construção declarada patrimônio da humanidade, Nepa utilizou painéis solares transparentes. Segundo ele, o conceito do desenho para o teto foi manter a forma e a escala originais, porém dar um novo enfoque, com materiais diferentes e mais modernos, assim como tecnologias de ponta.
O projeto traria mais economia para a catedral e para o mundo, pois os painéis solares seriam capazes de gerar energia solar para que a construção fosse abastecida, além de iluminar a região ao redor. O desenho de Nepa também incluía a possibilidade de coletar a água da chuva para reutilizá-la na limpeza ou em outras atividades.
Além disso, as alterações feitas em relação à construção original permitiriam a entrada de mais luz natural, ainda que de uma forma controlada. A instalação do teto também permitiria controlar as sombras durante o verão e o aquecimento durante o inverno, através de pequenas aberturas para a passagem do ar.
O concurso não é oficial e o projeto não deverá ser aproveitado na reconstrução da catedral, apesar de ser um importante modelo para repensar a arquitetura.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>