Sapucaia: a flor tipicamente nortista que faz sucesso na região
Árvore dá origem a castanhas utilizadas em diversos pratos, além de possuir uma beleza única pelo colorido das folhas
Se você for a uma floricultura em Manaus, pode ser que encontre a sapucaia, típica flor da região. Conhecida também como castanha-sapucaia e cumbuca-de-macaco, ela é proveniente da Floresta Pluvial Atlântica. A árvore pode atingir 30 metros de altura e 1 metro de diâmetro, embora a maioria atinja a metade dessas proporções.
Há controvérsias sobre o significado da palavra, mas sabe-se que sapucaia é de origem tupi. A tese mais aceita é de que o nome vem da junção de “sa”, “puca” e “ia” (olho, que se abre e cabaça, respectivamente), pelo fato de o opérculo do fruto, quando aberto, parecer um olho. A outra explicação é que o termo vem da palavra “galinha”, elemento de troca dos portugueses para a obtenção das castanhas provenientes da árvore.
Seja qual for a explicação, o fato é que a espécie faz muito sucesso na região Norte do Brasil. Seu fruto é grande, tem casca dura e dá origem a sementes oleaginosas perfeitamente comestíveis. As castanhas de sapucaia, inclusive, podem ser utilizadas com grande vantagem em receitas culinárias que a princípio são feitas com castanha-do-pará. Podem ser consumidas cruas, cozidas ou assadas, em doces e pratos salgados. Os receptáculos das amêndoas também têm grande utilidade, sendo transformados em diversos objetos, como cumbucas, pratos, potes e tudo mais que for possível.
Já no século 16, os portugueses se apaixonaram pela sapucaia. É exótica, com sementes comestíveis e muito bonita, com um perfume característico. Em geral, suas folhas são rosas quando jovens e posteriormente, verdes. Na época da floração, a sapucaia é agraciada por uma capa cor-de-rosa, que cobre toda a árvore, formando um espetáculo impressionante. As folhas novas também nascem com uma coloração rosa ou lilás.
A sapucaia floresce de setembro a outubro e frutifica durante os meses de agosto e setembro. Os frutos possuem uma rigidez, já que são espessos. Uma curiosidade interessante é que os animais responsáveis pela disseminação de castanha são os morcegos, que são atraídos pelo alimento contido nas sementes.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>