O Conselho Mundial de Transporte Marítimo (WSC) saudou a recente adoção de emendas à Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS) pelo Comitê de Segurança Marítima da Organização Marítima Internacional (IMO) (MSC 108). A partir de 1º de janeiro de 2026, essas alterações exigirão a notificação obrigatória de todos os contêineres perdidos no mar.
Novos regulamentos sobre relatórios de contêineres perdidos no mar
Aparecido Rocha – insurance reviewer
Os novos regulamentos, que especificamente modificam os Regulamentos 31 e 32 do Capítulo V da SOLAS, representam um avanço significativo na segurança marítima e na proteção ambiental. Ao garantir relatórios rápidos e detalhados sobre contêineres perdidos e à deriva, esses procedimentos aumentarão a segurança da navegação, facilitarão ações de resposta rápida e mitigarão possíveis riscos ambientais.
Pelas novas regras, o comandante de um navio envolvido na perda de contêineres deve comunicar imediata e minuciosamente detalhes específicos aos navios próximos, ao estado costeiro mais próximo e ao estado de bandeira. O estado de bandeira transmitirá, então, esta informação à IMO através de um novo módulo no Global Integrated Shipping Information System (GISIS). Para contêineres à deriva observados, os relatórios devem incluir a posição e o número total avistados.
A WSC tem vindo a recolher informações sobre o número de contêineres perdidos no mar desde 2008, sendo os dados publicados regularmente no Relatório de Contêineres Perdidos no Mar e submetidos à IMO. De acordo com o último relatório, o número de contêineres perdidos no mar caiu para apenas 661 em 2022, dos 250 milhões transportados, marcando a taxa de perda mais baixa desde o início do inquérito em 2008.
No entanto, as perdas anuais podem variar amplamente devido a incidentes de perdas significativas. Por exemplo, um número excepcionalmente alto de incidentes relacionados ao clima em 2020 e 2021 resultaram em uma média de perda de 3.113 contêineres durante esses dois anos. É importante ressaltar que esse aumento é atribuído a incidentes significativos de perda de contêineres no Oceano Pacífico, incluindo o ONE Apus, que perdeu mais de 1.800 contêineres em condições climáticas severas em novembro de 2020, e o Maersk Essen, que também sofreu condições climáticas intensas em 2021, resultando na perda de aproximadamente 750 contêineres.
A queda de contêineres no mar é mais um motivo para os embarcadores contratarem o seguro de transporte internacional. Além da perda de contêineres, os riscos em uma viagem marítima são inúmeros, entre os quais estão as catástrofes naturais, acidentes, avarias, avarias grossas, perdas, extravios, roubos, incêndios e explosões.
Aparecido Rocha – insurance reviewer
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Prazo para reclamar cargas avariadas no aeroporto de Guarulhos é de 90 dias
- Corrente de comércio soma US$ 506 bilhões até outubro de 2024
- Congestionamento de cargas no aeroporto de Guarulhos requer cuidados com o seguro
- Responsabilidades das concessionárias de energia elétrica e o seguro residencial
- Balança comercial de setembro de 2024 com superávit de US$ 5.363 bilhões
- Chega ao Brasil o navio CMA CGM Belém que perdeu 99 contêineres ao mar
- Corretora de seguros viabiliza o retorno do seguro DPEM para embarcações
- Balança comercial de agosto de 2024 apresenta queda nas exportações e crescimento nas importações
- Navio com destino ao Rio de Janeiro sofre colapso e perde contêineres
- Comércio exterior brasileiro somou 54,2 bilhões em julho de 2024
- Grave incêndio em navio da Maersk
- Navio perde 44 contêineres em condições climáticas adversas
Adicionar comentário