Brasil,

Grave incêndio em navio da Maersk (Destaque)

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aparecido Rocha – insurance reviewer
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Aparecido Rocha – insurance reviewer Aparecido Rocha – insurance reviewer

O navio porta-contêineres Maersk Frankfurt, recém-construído e fretado pela Maersk, sofreu um grande incêndio no Mar da Arábia, na costa da Índia, no dia 19 de julho de 2024.

O Centro de Coordenação de Resgate Marítimo (MRCC) em Mumbai recebeu o pedido de socorro do navio Maersk Frankfurt, relatando um grande incêndio que ocorria aproximadamente a 50 milhas náuticas de Karwar, na Índia. O navio havia partido do porto de Mundra, no norte da Índia, com destino a Colombo, no Sri Lanka. Estava programado para seguir para a Malásia, Cingapura e, em seguida, para a China. O último sinal do Sistema de Identificação Automática (AIS) mostrou que ele estava navegando a uma velocidade reduzida de 5 nós, com seu status indicando estar “fora de controle”.

O combate ao incêndio foi comandado com o apoio da Guarda Costeira Indiana (ICG), que enviou suas aeronaves Dornier e os navios Sachet, Sujeet e Samrat para auxiliar. Os primeiros esforços foram concentrados em extinguir o incêndio e garantir a segurança da embarcação e de sua tripulação. De acordo com o Ministério de Navegação da Índia, o navio tinha 31 tripulantes a bordo, incluindo cidadãos filipinos, montenegrinos e ucranianos. Oficiais da Guarda Costeira disseram que o incêndio foi controlado depois de mais de 24 horas, mas um dos 21 tripulantes do navio segue desaparecido.

O Maersk Frankfurt é um navio de carga geral com o IMO 9969065, possui um peso morto (DWT) de 76.500 toneladas, tem 255 metros de comprimento e capacidade para transportar 5.920 TEU. Foi entregue em 2024 e navega sob a bandeira do Panamá. O navio é de propriedade da Imabari Shipbuilding do Japão e está sendo administrado pela Bernhard Schulte-HKG LP de Hong Kong, operando em regime de time charter para a Maersk

O navio está registrado para transportar cargas perigosas, porém não está claro quais itens estão a bordo ou se estão afetados pelo incêndio. A Imabari informou quando o navio foi entregue há dois meses que ele foi projetado para permitir o carregamento de um grande número de contêineres refrigerados nos porões e no convés.

Os incêndios em navios porta-contêineres têm sido uma ameaça persistente, com vários incidentes de alto perfil. Sempre que ocorre um acidente marítimo, isso chama atenção para a importância do seguro. O seguro de transporte internacional cobre as mercadorias transportadas contra uma série de riscos a que estão expostas, tais como danos causados por eventos naturais, acidentes, avarias, operações de carga e descarga, quedas, molhadura, incêndio, explosão, roubo, extravio, despesas de avaria grossa, perdas de contêineres, entre outros.

Aparecido Rocha – insurance reviewer


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar