Grave incêndio em navio da Maersk (Destaque)
Aparecido Rocha – insurance reviewer
O navio porta-contêineres Maersk Frankfurt, recém-construído e fretado pela Maersk, sofreu um grande incêndio no Mar da Arábia, na costa da Índia, no dia 19 de julho de 2024.
O Centro de Coordenação de Resgate Marítimo (MRCC) em Mumbai recebeu o pedido de socorro do navio Maersk Frankfurt, relatando um grande incêndio que ocorria aproximadamente a 50 milhas náuticas de Karwar, na Índia. O navio havia partido do porto de Mundra, no norte da Índia, com destino a Colombo, no Sri Lanka. Estava programado para seguir para a Malásia, Cingapura e, em seguida, para a China. O último sinal do Sistema de Identificação Automática (AIS) mostrou que ele estava navegando a uma velocidade reduzida de 5 nós, com seu status indicando estar “fora de controle”.
O combate ao incêndio foi comandado com o apoio da Guarda Costeira Indiana (ICG), que enviou suas aeronaves Dornier e os navios Sachet, Sujeet e Samrat para auxiliar. Os primeiros esforços foram concentrados em extinguir o incêndio e garantir a segurança da embarcação e de sua tripulação. De acordo com o Ministério de Navegação da Índia, o navio tinha 31 tripulantes a bordo, incluindo cidadãos filipinos, montenegrinos e ucranianos. Oficiais da Guarda Costeira disseram que o incêndio foi controlado depois de mais de 24 horas, mas um dos 21 tripulantes do navio segue desaparecido.
O Maersk Frankfurt é um navio de carga geral com o IMO 9969065, possui um peso morto (DWT) de 76.500 toneladas, tem 255 metros de comprimento e capacidade para transportar 5.920 TEU. Foi entregue em 2024 e navega sob a bandeira do Panamá. O navio é de propriedade da Imabari Shipbuilding do Japão e está sendo administrado pela Bernhard Schulte-HKG LP de Hong Kong, operando em regime de time charter para a Maersk
O navio está registrado para transportar cargas perigosas, porém não está claro quais itens estão a bordo ou se estão afetados pelo incêndio. A Imabari informou quando o navio foi entregue há dois meses que ele foi projetado para permitir o carregamento de um grande número de contêineres refrigerados nos porões e no convés.
Os incêndios em navios porta-contêineres têm sido uma ameaça persistente, com vários incidentes de alto perfil. Sempre que ocorre um acidente marítimo, isso chama atenção para a importância do seguro. O seguro de transporte internacional cobre as mercadorias transportadas contra uma série de riscos a que estão expostas, tais como danos causados por eventos naturais, acidentes, avarias, operações de carga e descarga, quedas, molhadura, incêndio, explosão, roubo, extravio, despesas de avaria grossa, perdas de contêineres, entre outros.
Aparecido Rocha – insurance reviewer
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Prazo para reclamar cargas avariadas no aeroporto de Guarulhos é de 90 dias
- Corrente de comércio soma US$ 506 bilhões até outubro de 2024
- Congestionamento de cargas no aeroporto de Guarulhos requer cuidados com o seguro
- Responsabilidades das concessionárias de energia elétrica e o seguro residencial
- Balança comercial de setembro de 2024 com superávit de US$ 5.363 bilhões
- Chega ao Brasil o navio CMA CGM Belém que perdeu 99 contêineres ao mar
- Corretora de seguros viabiliza o retorno do seguro DPEM para embarcações
- Balança comercial de agosto de 2024 apresenta queda nas exportações e crescimento nas importações
- Navio com destino ao Rio de Janeiro sofre colapso e perde contêineres
- Comércio exterior brasileiro somou 54,2 bilhões em julho de 2024
- Navio perde 44 contêineres em condições climáticas adversas
- Balança comercial do primeiro semestre de 2024
Adicionar comentário