Navio com carga brasileira é sequestrado pelo Irã (Destaque)
Aparecido Rocha – insurance reviewer
A agência de notícias estatal iraniana, IRNA, informou que o navio porta-contêineres MSC Aries, com capacidade para 15 mil TEUs e que navega sob a bandeira de Madeira/Portugal, foi apreendido pelo Irã em 13 de abril de 2024 no Estreito de Ormuz. Isso ocorreu dias depois de Teerã ter prometido retaliar um suposto ataque israelense ao seu consulado em Damasco em 1º de abril.
A IRNA comunicou que um helicóptero da Guarda embarcou no MSC Aries e foi desviado para as águas territoriais do Irã por violar as leis marítimas e por não responder aos apelos feitos pelas autoridades iranianas.
A MSC – Mediterranean Shipping Company, que opera o navio sequestrado, emitiu um comunicado aos seus clientes, incluindo empresas brasileiras com mercadorias a bordo, informando que estão em curso negociações com as autoridades iranianas para a rápida libertação dos 25 tripulantes e descarregamento das cargas em segurança. A MSC aluga o navio Aries da Gortal Shipping, uma afiliada da Zodiac Maritime, que tem como um dos proprietários o empresário israelense Eyal Ofer.
Em resposta aos relatos de apreensão, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, acusou o Irã de pirataria. A Câmara Internacional de Navegação classificou a apreensão como uma violação do direito internacional e um atentado à liberdade de navegação. Entretanto, o sequestro no MSC Aries não se trata de um ataque pirata, mas sim de um ato terrorista em retaliação durante um conflito entre países asiáticos
O sequestro de navios com o intuito de obter resgate, bem como o sequestro em si, representam ameaças significativas e reais para os navios dos armadores e para aqueles que servem a bordo, em todo o mundo. Gerenciar de forma adequada um sequestro ou um sequestro para obter resgate é fundamental para a proteção da vida e do bem-estar da tripulação e dos ativos de uma organização.
O mercado internacional de seguros oferece o K&R (Kidnap and Ransom Insurance), um seguro contra sequestro e resgate projetado para proteger indivíduos e empresas que operam em áreas de alto risco em todo o mundo. Este seguro protege os armadores contra perdas financeiras que podem surgir quando a tripulação e/ou embarcação é apreendida ou detida para resgate. Também protege o armador contra vários custos que podem não ser cobertos por outros seguros quando um navio é sequestrado e/ou a tripulação é sequestrada.
De acordo com as condições do seguro de transporte internacional, o ato terrorista, independentemente de seu propósito, está excluído do seguro. Os custos de resgate e imobilizações forçadas resultantes de sequestro podem ser cobertos pelo seguro de transporte, somente se forem considerados como despesas de avaria grossa.
Contudo, a cobertura adicional para os riscos de guerra concedida no seguro de transporte internacional garante o pagamento de indenizações por perdas e danos às mercadorias seguradas decorrentes de guerra, no entanto, não cobre prejuízos resultantes de atrasos, armazenagem, lucros cessantes e demurrage. Ocorre que, devido às tensões no Oriente Médio, as seguradoras não têm aceitado a cobertura de guerra para o transporte na região.
Aparecido Rocha – insurance reviewer
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Prazo para reclamar cargas avariadas no aeroporto de Guarulhos é de 90 dias
- Corrente de comércio soma US$ 506 bilhões até outubro de 2024
- Congestionamento de cargas no aeroporto de Guarulhos requer cuidados com o seguro
- Responsabilidades das concessionárias de energia elétrica e o seguro residencial
- Balança comercial de setembro de 2024 com superávit de US$ 5.363 bilhões
- Chega ao Brasil o navio CMA CGM Belém que perdeu 99 contêineres ao mar
- Corretora de seguros viabiliza o retorno do seguro DPEM para embarcações
- Balança comercial de agosto de 2024 apresenta queda nas exportações e crescimento nas importações
- Navio com destino ao Rio de Janeiro sofre colapso e perde contêineres
- Comércio exterior brasileiro somou 54,2 bilhões em julho de 2024
- Grave incêndio em navio da Maersk
- Navio perde 44 contêineres em condições climáticas adversas
Adicionar comentário