O que adaptar em casa para a chegada do bebê?
O processo envolve medidas de segurança e decoração
A chegada de um bebê muda completamente a rotina dos pais e da família. Sentimentos como felicidade, ansiedade, amor e medo tomam conta de quem espera por um novo ser humano no mundo. Além de mudanças físicas e psicológicas na mãe e no pai, a casa também deve sofrer algumas alterações para essa chegada tão aguardada.
O processo de reformulação da casa pode envolver medidas de segurança, decoração, pintura e até mesmo a de construção de algum novo cômodo. O ideal é pensar nelas antes da chegada do bebê, pois os pais terão mais tempo para planejar e executar as ações. Veja abaixo alguns dos pontos mais importantes.
Comodidade
Os móveis novos devem ser práticos e confortáveis para o recém-nascido e os pais, principalmente para a mãe, que ainda pode estar com dores do parto. Assim, escolher um berço mais alto pode facilitar a vida, bem como ter um suporte para a banheira instalado diretamente no banheiro, ao invés de transportá-la para o quarto todos os dias.
Além disso, a cadeira de amamentação, o roupeiro e o trocador de fraldas também devem ser comprados e instalados. Os itens certificados pelo INMETRO devem ter preferência, devido à segurança que apresentam.
Limpeza
É importante que a limpeza seja mais frequente, já que os bebês possuem um sistema respiratório mais sensível do que os adultos. Desta forma, o modo como as atividades são feitas deve ser adaptado, usando um pano úmido nos ambientes mais próximos ao recém-nascido, para não levantar muita poeira.
Ventiladores e ares-condicionados também devem ser limpos. Preferencialmente, a ventilação natural deve ser escolhida, pelo menos durante o dia. Desta forma, uma revisão nos encanamentos e vazamentos é necessária antes mesmo da chegada dos bebês, porque, assim, mofos e umidade excessiva poderão ser controlados.
Segurança
Para os recém-nascidos, essas medidas de adaptação não são tão necessárias, já que eles precisam receber atenção redobrada. No entanto, como eles crescem rápido, o recomendado é adaptar tudo. Assim, é recomendado que:
- móveis não devem ser instalados próximos a janelas;
- as janelas devem ter grades;
- portas e portões podem ser colocados no topo das escadas com uma furadeira, para evitar quedas e escorregões;
- colocar tampas nas tomadas;
- proteja as quinas dos móveis;
- fios de eletrodomésticos devem ficar escondidos ou serem menores de 15 cm, para evitar enforcamentos.
Decoração
A decoração do quarto do bebê fica totalmente por conta do gosto dos pais. Neste campo, a única recomendação é que a tinta seja de secagem rápida e não tenha cheiro forte.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>