Saiba como a tecnologia pode ajudar o trabalho de gestão de frotas
Softwares otimizam processo e reduzem custos desnecessários
Uma empresa possui diversos desafios operacionais relacionados com a entrega dos produtos e de serviços. Para aquelas que possuem um setor logístico, as atividades são ainda mais complexas. Além de controlar e administrar o estoque, é necessário gerenciar os veículos disponíveis para o transporte de pessoas, equipamentos e produtos. Entretanto, essa tarefa pode ser facilitada com o uso da tecnologia.
O aumento da frota de veículos é uma necessidade crescente. De acordo com uma pesquisa feita pelo Observatório de Veículos Empresariais (OVE), em 2018, 32% das empresas pretendem aumentar o número de veículos até o final de 2019. Desses, 26% esperam um crescimento de até 20% e 5,7% desejam um acréscimo ainda maior.
Com toda essa demanda, é necessário desenvolver técnicas e metodologias próprias para cada companhia, dependendo do serviço ou produto vendido ao cliente. O mercado está aquecido por vários motivos, entre eles a proliferação de novas lojas virtuais e pelo “boom” dos serviços de delivery de diferentes tipos de produtos ao redor do país. Uma gestão de frota eficiente, portanto, é essencial para manter o setor nos trilhos.
A automação de tarefas por meio da tecnologia pode auxiliar os gestores de logística e de veículos. Já existem softwares e sistemas capazes de permitir o controle de combustível, de custos e da manutenção da frota. Com acompanhamento em tempo real de todas informações, o processo decisório é facilitado e a segurança informacional também aumenta. Como os dados são reunidos em um mesmo local, as planilhas manuais não são mais necessárias, diminuindo o risco de vazamento de dados e também de erros humanos.
Outras tecnologias também estão no radar, por exemplo o uso de internet das coisas, com equipamentos tradicionais conectados à internet e a inteligência artificial. Mas, por enquanto, elas ainda se restringem a projetos isolados e específicos, embora possam chegar ao público-alvo com grande rapidez. Para pequenos negócios, contudo, o foco deve ser em sistemas de automação para otimizar os processos de logística e de gestão de frotas.
Existem softwares acessíveis até mesmo para empresas pequenas e familiares. Por este motivo, o capital financeiro não é um impeditivo para usar a tecnologia nessas operações. Além de ter um panorama geral do gerenciamento de veículos, é possível acompanhar os motoristas em tempo real e verificar se houve algum tipo de infração ou gasto desnecessário de combustível.
A modernização facilita o controle do setor, mas também é um pilar fundamental para a redução de custos elevados ou desnecessários. Com poucos ajustes, observados por meio dos dados disponibilizados por alguma plataforma, já é possível fazer uma economia considerável de recursos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>