Qual a idade certa para matricular a criança na academia?
Musculação pode auxiliar ou prejudicar o desenvolvimento infantil? Tudo depende da forma como será realizada
As atividades físicas são importantes em qualquer fase da vida - inclusive na infância. Elas trabalham o desenvolvimento cognitivo e motor, colaborando para um crescimento saudável e funcionamento adequado do organismo. Jogos, brincadeiras na rua, caminhadas, corridas, aulas de natação e práticas esportivas são alguns dos exercícios que fortalecem músculos e ossos. A dúvida dos pais, normalmente, é com matricular a criança na academia.
Já é consenso a importância de estimular as aptidões físicas na infância, para dessa forma influenciar um estilo de vida saudável, que contemple também uma alimentação equilibrada. Esses aspectos são importantes para combater também a obesidade infantil, um dos principais problemas de saúde pública do mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Os últimos estudos sobre o tema mostram que os exercícios de fortalecimento e resistência, incluindo a musculação, podem ser benéficos para as crianças e adolescentes. Entre os benefícios observados estão desenvolvimento corporal, equilíbrio, controle do peso, ganho de massa óssea, aumento da força muscular e maior flexibilidade. Mas isso, evidente, demanda acompanhamento e algumas precauções.
Atividades moderadas a vigorosas são indicadas pelo menos durante 60 minutos ao dia. Entram nessa lista andar, caminhar, correr, saltar, nadar, praticar artes marciais. A musculação, por sua vez, pode ser considerada a partir dos seis anos de idade. Mas é claro que tudo depende de uma rigorosa avaliação com um médico e com um profissional de educação física.
O Colégio Americano de Medicina Esportiva diz que as crianças e adolescentes devem fazer atividades de força e resistência para os principais grupos musculares pelo menos três vezes na semana, sempre com um dia intervalo para descanso. O treinamento deve durar cerca de 50 minutos e deve ser composto por duas a quatro séries de exercícios, com oito a 15 repetições com carga moderada. O foco deve ser no aperfeiçoamento do movimento e não em ficar forte.
Mas existem alguns alertas importantes. Exercícios extenuantes podem provocar o efeito reverso e prejudicar o desenvolvimento da criança. É por este motivo que a Sociedade Brasileira de Pediatria orienta que os meninos antes do estirão do crescimento e meninas antes da primeira menstruação não pratiquem exercícios na academia (sobretudo musculação) sem supervisão.
Em suma, o ideal é sempre consultar o pediatra para saber se é um momento propício para iniciar as atividades na academia. Se a resposta for sim, procurar por supervisão simultânea durante a realização dos exercícios. Para diminuir o risco de lesões em atividades aeróbicas, também vale cogitar a compra de um tênis nike infantil adequado para a atividade.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>