navigation
SEGS Portal Nacional

Publi

80% das mulheres brasileiras sofrem com a TPM

  • Quarta, 05 Fevereiro 2020 18:07
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Débora Ramos
  • SEGS.com.br - Categoria: P U B L I
  • Imprimir

Crédito: divulgação Crédito: divulgação

Há, pelo menos, 150 efeitos colaterais que aparecem antes da menstruação

De acordo com o Ministério da Saúde, 80% das mulheres brasileiras sofrem com a Tensão Pré-Menstrual, a famosa TPM. Ela acontece todos os meses cerca de 10 dias antes da menstruação e traz um conjunto de sintomas como alteração de humor, ansiedade, inchaço, depressão, insônia, dor de cabeça e compulsão alimentar, entre outros.

Esse período está relacionado à queda da produção dos hormônios femininos estrogênio e progesterona. Durante esses dias, a serotonina, hormônio responsável pelo humor das pessoas, também é minimizada no corpo feminino. Sendo assim, é mais fácil que as mulheres apresentem um quadro semelhante a uma depressão atípica.

Como são mais de 150 efeitos colaterais diferentes, nem todas sentem os mesmos sintomas. Os efeitos que aparecem em cada uma são definidos a partir da genética que a mulher carrega.

A medicina, inclusive, caracteriza a TPM em cinco tipos diferentes. Veja abaixo:

TPM A: esse tipo é relacionado com a ansiedade e traz sintomas como irritabilidade, dificuldade de dormir e ansiedade.

TPM C: relacionada com a compulsão alimentar, os sintomas mais comuns são: dores de cabeça, compulsão por doces ou salgados e vontade de comer comidas diferentes.

TPM D: geralmente relacionada a sintomas depressivos, como raiva sem motivo, estresse e falta de concentração.

TPM H: é referente a retenção de líquido e tem efeitos como ganho de peso, inchaço abdominal e sensibilidade nas mamas.

TPM O: essa não está direcionada a um efeito colateral único, e sim aos sintomas restantes, como náuseas, acne, cólicas e sudorese.

Como diminuir os efeitos da TPM

Há algumas atividades que podem amenizar os sintomas desse período. Praticar atividades físicas pode ajudar a diminuir a tensão e a ansiedade, já que, quando realizadas, liberam serotonina e endorfina pelo corpo, que também resolvem o problema da má circulação.

Uma dieta saudável também pode ser o caminho. Manter uma alimentação rica em peixes, frutas e verduras irá equilibrar os níveis de vitaminas e minerais de que o corpo precisa e, consequentemente, os inchaços irão diminuir. Sendo assim, evitar alimentos enlatados, embutidos e salgados complementa a rotina e diminui os sintomas, já que essas comidas potencializam o mal-estar sentido.

Além disso, beber muita água é essencial para atenuar os sintomas. O líquido faz os rins trabalharem e jogarem fora o sal presente no corpo. Essa é a forma mais eficaz de não ter retenção de líquido.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version