Impressora 3D usa ouro como matéria prima para criar joias
Tecnologia das impressoras 3D tem criado nova maneira de produzir peças de alto valor na indústria de joias
A indústria de joias é uma das mais tradicionais do mundo. Há muitos anos, ourives e designers desenvolvem peças únicas que recebem grandes valores, seja pelo trabalho cuidadoso de seus produtores ou pela grande raridade de algumas das pedras e metais que fazem parte dessas peças.
Porém, a tecnologia promete mudar a maneira com que essa indústria tem produzido algumas de suas peças. Uma empresa no Reino Unido tem deixado a máquina de solda de lado para trabalhar com algumas das maiores invenções dos últimos anos, como a prática impressora 3D.
Impressora específica para usar ouro
Para que a máquina pudesse ser usada na produção de joias de alto valor, foi necessário fazer algumas modificações nos projetos que já estão disponíveis no mercado. Principalmente porque a impressora 3D, neste caso, utiliza o ouro como matéria prima. Portanto, seria preciso criar uma impressora que pudesse trabalhar com esses materiais, inclusive derretendo os metais quando necessário.
A invenção pode ser uma maneira de dar um aumento na produção de joias no Reino Unido. Com alguns dos modelos mais copiados no mundo, principalmente os da coleção pessoal da Rainha, a Inglaterra busca maneiras de tornar seus preços mais competitivos para o restante do mercado mundial.
Design exclusivo e fácil de produzir
A possibilidade de usar uma impressora 3D deve ampliar ainda mais a autonomia dos produtores de joias. Afinal, bastaria dispor dos materiais e dos projetos para começar uma nova coleção, seja produzindo em pequena, média ou grande escala. A velocidade no procedimento também permite que a produção seja mais viável.
Designers deverão, no entanto, dispor de um tempo para fazer os reparos finais diretamente nas peças. Ainda que as impressoras sejam bastante precisas, elas ainda entregam os materiais precisando de alguns ajustes. Por isso, os profissionais que desejarem ser reconhecidos pela qualidade de suas peças ainda precisarão contar com uma equipe de apoio, especialmente para o caso de grandes produções.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>