Marketing com influenciadores cresce na pandemia
Interesse de marcas em firmar parcerias para publicidade cresce 60%
A publicidade teve de se renovar para atingir um público que agora está dentro de casa. Uma das maneiras de fazer informações sobre produtos e serviços chegarem a possíveis clientes é procurá-los onde estão passando mais tempo: nas redes sociais. Para isso, o trabalho dos influenciadores digitais passou a ser ainda mais requisitado, causando um crescimento de 60% nas parcerias comerciais.
Estimuladas pelo crescimento do uso das redes sociais durante o período de isolamento, que, de acordo com mapeamento recente da Socialbakers, foi de 200% apenas de fevereiro para março no Instagram e no Facebook, as marcas procuram novas formas de serem vistas pelos consumidores. Uma das maneiras é através de parcerias com quem produz conteúdo nessas plataformas: os influencers.
A agência de marketing de influência, que busca conectar personalidades do mundo digital com marcas de diversos segmentos, SamyRoad viu a procura por ações publicitárias com influenciadores crescer 60% no mesmo período. Outra empresa do ramo, a Mynd, teve entre os meses de janeiro e junho uma alta de 146% no seu faturamento em comparação com o mesmo período do ano passado. Neste semestre, a companhia superou em 10% o total de todos os projetos de 2019.
A popularização desse método de anúncio veio também da possibilidade de atingir de maneira mais específica o público-alvo, que corresponde aos seguidores do criador de conteúdo escolhido para publicidade, por menores preços. A SamyRoad, por exemplo, reduz em até 25% o cachê unitário dos influenciadores para garantir que a quantidade de parcerias firmadas seja ainda maior.
Os segmentos que mais demonstraram interesse em associar-se às personalidades digitais até o momento foram os de limpeza, higiene pessoal, alimentos, bebidas, aplicativos de delivery e e-commerce ou empresas de varejo que oferecem compra online, como supermercados e marcas de vestimenta.
Atendimento ao cliente
Em meio à pandemia e ainda com as atividades presenciais do comércio reduzidas, não basta apenas apresentar os produtos online. A comunicação com o cliente antes, durante e depois da venda ser efetuada também tem de ser digital para que o negócio se mantenha saudável. Como reflexo disso, métodos de contato online apresentaram crescimento.
O WhatsApp Marketing, que consiste no uso do app por empresas para se comunicar, vender e manter o relacionamento com os clientes, por exemplo, cresce 101% entre fevereiro e março, de acordo com a Zendesk. O uso do SMS para clientes teve alta de 34%, seguido pelo contato através de citações em redes sociais, com 20%, e uso de mensagens diretas no Twitter e no Facebook, com 15%.
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