Brasil,

Seguro contra incêndio de imóvel locado, quem paga? Locador ou locatário?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dorival Alves de Sousa / Tribunal de Justiça do Estado de Goiás
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Dorival Alves de Sousa Dorival Alves de Sousa

Este é um assunto muito debatido na área do direito imobiliário, mais notadamente nas relações de locações, principalmente no mercado de seguros.

O momento antes de assinar o contrato de locação é justamente a melhor hora para esclarecer dúvidas como essa. Afinal, o combinado não sai caro. Em relação a quem paga o seguro de incêndio, a responsabilidade é do proprietário do imóvel a princípio, ou seja, do locador. No entanto, isso pode ser negociado e delegado ao inquilino em contrato de locação, sendo essa uma medida bastante comum. Por isso, a orientação é que o acordo seja feito antes de fechar o negócio, com registro no contrato de locação.

Para melhor ilustração, trago como exemplo, um julgamento ocorrido no Estado de Goiás em que uma imobiliária localizada na cidade de Anápolis, intermediou a locação de uma sala comercial para que os inquilinos instalassem no local um estúdio de sobrancelhas. Ocorre que segundo os inquilinos, o imóvel apresentava problemas elétricos, sendo, por diversas vezes, a imobiliária acionada para solucionar o problema, mas não obtiveram solução. Em menos de cinco meses após a locação, ocorreu um incêndio no imóvel locado, queimando e inutilizando praticamente todos os móveis, instrumentos de trabalho e insumos dos inquilinos.

Por meio de documentos e depoimentos, foi constatado que, de fato, o imóvel locado apresentava fragilidades em sua rede elétrica.

No caso em questão, ao alugarem o imóvel, os inquilinos foram informados pela imobiliária que estava incluído no aluguel o valor do seguro contra incêndio. Contudo, os inquilinos não tiveram acesso a apólice de seguro e não foram ressarcidos pela proprietária do imóvel e nem pela imobiliária pelos prejuízos decorrentes do incêndio.

No projeto de sentença, a juíza leiga* esclareceu que o art. 22 da lei 8.245/91 (sobre locações de imóveis) prevê que o locador é obrigado pagar os impostos e taxas, e ainda o prêmio de seguro complementar contra fogo, que incidam ou venham a incidir sobre o imóvel, salvo disposição expressa em contrário no contrato de locação.

Assim, para que o locador se isente da responsabilidade, há que demonstrar que cientificou o locatário quanto a necessidade da contratação do seguro incêndio, com cláusula em destaque e ciência específica no contrato de locação.

No caso, a proprietária do imóvel e nem a imobiliária, comprovaram nos autos a contratação do seguro contra incêndio para o imóvel locado.

Em sua sentença, a juíza leiga*, homologada pelo juiz do 2º Juizado Especial Cível de Anápolis, Estado de Goiás, condenou a imobiliária e a proprietária do imóvel a indenizar os seus inquilinos, pelos prejuízos ocasionados pelo incêndio.

Foi arbitrado a condenação no valor de R$4.008,40 (quatro mil oito reais e quarenta centavos), a título de danos materiais e, de R$2.000,00 (dois mil reais) de danos morais.

Dorival Alves de Sousa, advogado, corretor de seguros, diretor do Sindicato dos Corretores de Seguros no Distrito Federal (Sincor-DF) e delegado representante da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor) junto à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado de Goiás - 2º Juizado Especial Cível – Comarca: Anápolis.

Processo Nº: 5475151-03.2022.8.09.0007

*Juízes leigos são advogados, com mais de 2 anos de experiência jurídica, que atuam como auxiliares da Justiça perante os Juizados Especiais, de forma voluntária ou remunerada.

O que faz o juiz leigo?
https://www.cnj.jus.br/o-que-faz-o-juiz-leigo/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar