Brasil,

A decisão judicial quando o segurado sofre acidente antes da assinatura do contrato e a incapacidade para o trabalho se consolida durante a vigência da apólice

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dorival Alves de Sousa / TJRJ
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Dorival Alves de Sousa Dorival Alves de Sousa

Trata-se de Ação de Procedimento Comum, proposta por segurado em face de seguradora, por meio da qual objetivou o autor o recebimento de indenização securitária, sob o fundamento, em síntese, de que sofreu Acidente de Trabalho que resultou em incapacidade permanente laboral e que a ré, ora seguradora, se recusou a pagar o valor a que faz jus, referente a contrato de Seguro de Vida em Grupo.

A respeitável sentença, julgou improcedente o pedido, condenando o segurado ao pagamento das despesas processuais e dos honorários advocatícios.

Inconformado, o segurado interpôs RECURSO, no qual sustenta ser devida a indenização pleiteada, eis que a incapacidade somente se consolidou durante a vigência da apólice, ainda que o acidente que a originou tenha se dado em data anterior à contratação.

Valendo destacar que a cobertura de invalidez permanente por acidente garante ao segurado o pagamento de uma indenização relativa à perda, à redução ou à impotência funcional definitiva, total ou parcial, de um membro ou órgão por lesão física, causada por acidente pessoal coberto.

Com efeito, nem sempre o sinistro produzirá efeito instantâneo, podendo transcorrer período considerável de tempo entre a data do infortúnio e a consolidação da invalidez.

Na espécie, a incapacidade laboral do segurado, embora consolidada em momento posterior, decorreu de acidente de trabalho sofrido antes do início de vigência do seguro, conforme conclusão alcançada pela prova pericial produzida nos autos, cujo trecho ora se destaca: “O Autor apresenta dano corporal em razão do acidente de trabalho ocorrido em data anterior a vigência do seguro. O dano corporal evidenciado na perícia médica é permanente. Em termos de invalidez a caracterização é de incapacidade parcial. Esta perda funcional é de 12,5%.

Por outro lado, extrai-se dos documentos acostados aos autos e relatório médico, que (...) a incapacidade laboral do segurado foi constatada após a ocorrência do acidente de trabalho; (...) que o acidente de trabalho ocorreu antes do segurado ter aderido a apólice de Seguro de Vida em Grupo; (...) que a data do acidente de trabalho do segurado até a sua inclusão na apólice de seguro de vida é superior a 2 (dois) anos. Diante da conclusão médica pericial, o Poder Judiciário impõe reconhecer que a incapacidade do demandante, ora segurado, não se enquadra nas hipóteses de cobertura contemplada nas condições gerais do seguro.

Portanto, não há que se falar em responsabilidade da seguradora por sinistro ocorrido em momento anterior ao início da vigência da apólice contratada, ainda que as sequelas tenham se consolidada durante a relação contratual. O julgado atacado deve ser integralmente mantido. Sinistro Negado.

Dorival Alves de Sousa, advogado, corretor de seguros, diretor do Sincor-DF e delegado representante da Fenacor.

Fonte: TJRJ - Apelação Cível: 0007029-88.2017.8.19.0006


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar