Corrente de comércio brasileira soma US$ 43,557 bilhões em janeiro de 2023
Aparecido Rocha – insurance reviewer
A corrente de comércio brasileira, formada pela soma das exportações com as importações, atingiu US$ 43,557 bilhões no primeiro mês de 2023. Em janeiro, o Brasil exportou US$ 23,137 bilhões e importou US$ 20,420 bilhões. Com esses números, a balança comercial registrou o superavit de US$ 2,716 bilhões, melhor resultado do mês de janeiro para o comércio exterior da série histórica, iniciada em 1989. Em relação a janeiro de 2022, pelo critério da média diária, as exportações aumentaram 11,7% e as importações caíram 1,7%.
De acordo com dados fornecidos pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a indústria extrativa teve destaque com aumento de 22,3% na arrecadação nas exportações, totalizando US$ 5,44 bilhões. Na indústria de transformação houve crescimento de 9,9%, somando US$ 13,94 bilhões. Já a agropecuária cresceu 4,6%, arrecadando US$ 3,64 bilhões. Argentina, Estados Unidos, China, Hong Kong, Macau e União Europeia foram os principais países e regiões que importaram do Brasil. Segundo o ministério, a expansão das exportações foi puxada, principalmente, pelo crescimento nas vendas dos seguintes produtos: arroz com casca, paddy ou em bruto (258,6%), milho não moído, exceto milho doce (163%) e sementes oleaginosas de girassol, gergelim, canola, algodão e outras (732,3%) na agropecuária; outros minerais em bruto (151,1%), minérios de cobre e seus concentrados (129,5%) e óleos brutos de petróleo ou de minerais betuminosos, crus (45,6%) na indústria extrativa; carnes de aves e suas miudezas comestíveis, frescas, refrigeradas ou congeladas (35,8%), açúcares e melaços (67,5%) e aeronaves e outros equipamentos, incluindo suas partes (364,4%) na indústria de transformação.
Nas importações, houve crescimento de 31,1% na importação agropecuária e de 4% na importação de produtos da indústria de transformação. Houve queda de 36,1% nas importações da indústria extrativa. O ministério indicou que o movimento de queda nas importações foi influenciado pela redução das compras dos seguintes produtos: milho não moído, exceto milho doce (-20,8%), soja (-34,8%) e látex, borracha natural, balata, guta-percha, guaiúle, chicle e gomas naturais (-31,4%) na agropecuária; minérios de níquel e seus concentrados (-55,7%), carvão, mesmo em pó, mas não aglomerado (-34,5%) e gás natural, liquefeito ou não (-90%) na indústria extrativa ; óleos combustíveis de petróleo ou de minerais betuminosos (exceto óleos brutos) (-12,4%), equipamentos de telecomunicações, incluindo peças e acessórios (-15,7%) e válvulas e tubos termiônicas, de cátodo frio ou foto-cátodo, diodos, transistores (-12,3%) na indústria de transformação. A balança comercial com a Argentina apresentou superávit de US$ 0,23 bilhões e a corrente de comércio aumentou 3% alcançando US$ 1,88 bilhões. O grupo composto por China, Hong Kong e Macau também teve superávit, acumulando US$ 0,58 bilhões, e a corrente de comércio diminuiu -2,6% alcançando US$ 9,92 bilhões. Já com os Estados Unidos houve déficit de US$ 0,43 bilhões e a corrente de comércio registrou queda de -11,9% alcançando US$ 5,79 bilhões. Enquanto parceiro comercial, a União Europeia também apresentou saldo negativo de US$ 0,30 bilhões e a corrente de comércio aumentou 28,8% alcançando US$ 7,78 bilhões.
A Secretaria de Comércio Exterior não divulgou uma estimativa para a balança comercial neste ano, como faz habitualmente. Tradicionalmente, as projeções são divulgadas no primeiro mês de cada trimestre. O boletim Focus, pesquisa com analistas de mercado divulgada toda semana pelo Banco Central, projeta superávit de US$ 57,6 bilhões neste ano.
Aparecido Rocha – insurance reviewer
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Prazo para reclamar cargas avariadas no aeroporto de Guarulhos é de 90 dias
- Corrente de comércio soma US$ 506 bilhões até outubro de 2024
- Congestionamento de cargas no aeroporto de Guarulhos requer cuidados com o seguro
- Responsabilidades das concessionárias de energia elétrica e o seguro residencial
- Balança comercial de setembro de 2024 com superávit de US$ 5.363 bilhões
- Chega ao Brasil o navio CMA CGM Belém que perdeu 99 contêineres ao mar
- Corretora de seguros viabiliza o retorno do seguro DPEM para embarcações
- Balança comercial de agosto de 2024 apresenta queda nas exportações e crescimento nas importações
- Navio com destino ao Rio de Janeiro sofre colapso e perde contêineres
- Comércio exterior brasileiro somou 54,2 bilhões em julho de 2024
- Grave incêndio em navio da Maersk
- Navio perde 44 contêineres em condições climáticas adversas
Adicionar comentário