Carga oversize requer seguro específico
Aparecido Rocha – insurance reviewer
Carga oversize, também chamada de carga projeto, é definida como carga superdimensionada, com medidas, dimensões e peso fora dos padrões convencionais. Normalmente são cargas volumosas e pesadas, como reatores, turbinas, transformadores, geradores, guindastes, plataformas, usinas completas, pás eólicas, equipamentos agrícolas, maquinários industriais, equipamentos de grande porte, entre outros.
O transporte de carga oversize exige estudos e planejamentos específicos da logística aplicada em todas as etapas da viagem, começando no local de saída do fornecedor, passando pela armazenagem quando necessária, até a entrega no local indicado pelo comprador. Os estudos de viabilidade devem ser desenvolvidos por equipes profissionais capacitadas em atuar com cargas especiais e diferenciadas, incluindo o fretamento de navio ou aeronave, veículos terrestres, e avaliação dos equipamentos que movimentarão a carga.
No transporte internacional, o modal marítimo representa a maioria dos embarques, nos quais são utilizados navios roll-on-roll-off, principalmente para as cargas rolantes, ou navios especializados em carga solta (breakbulk), e navios porta-contêineres para o transporte de equipamentos especiais. A fim de evitar avaria durante a viagem, são necessários cuidados especiais com a adequação de embalagem, armazenagem, planejamento de manobra de transbordo, estivagem e a fixação da carga nos porões ou conveses da embarcação.
As operações com cargas oversize envolvem números vultosos e qualquer ocorrência com avaria representa perdas que podem comprometer todo o projeto, e nesse sentido, a proteção securitária se torna fundamental. Devido à complexidade do transporte de carga com riscos potencialmente agravados, para determinação das condições e precificação dos seguros de transporte e responsabilidade civil, as seguradoras necessitam conhecer detalhadamente o projeto, tipo de carga, meio de transporte, classificação de navio, aeronave, características do veículo transportador, plano de gerenciamento de riscos, armazenagem, operações de carga e descarga e trajetos rodoviários.
Cada participante da operação deve contratar seu próprio seguro, visto que as responsabilidades são distintas. Ao embarcador (exportador ou importador) cabe o seguro de transporte com cobertura para os riscos de perdas e danos sobre o objeto transportado. Os demais envolvidos, entre eles os transportadores, devem contratar o seguro de responsabilidade civil com cobertura para prejuízos causados às cargas movimentadas, guardadas e transportadas sob suas responsabilidades. Dependendo dos serviços e responsabilidades assumidas, precisam também contratar cobertura para eventuais danos materiais e corporais que possam causar a terceiros.
Ao agente de cargas responsável por contratar as empresas que executarão os serviços, a indicação é o seguro de responsabilidade civil e erros e omissões que cobre suas responsabilidades pelas obrigações assumidas para que a carga chegue em perfeitas condições ao seu destino e destinatário.
As medidas preventivas e de segurança no transporte são extremamente importantes, mas na eventualidade de ocorrências imprevistas durante o transporte de qualquer que seja o tipo de carga, apenas o seguro pode ser considerado como certeza de reparação dos prejuízos financeiros existentes.
Aparecido Rocha – insurance reviewer
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Prazo para reclamar cargas avariadas no aeroporto de Guarulhos é de 90 dias
- Corrente de comércio soma US$ 506 bilhões até outubro de 2024
- Congestionamento de cargas no aeroporto de Guarulhos requer cuidados com o seguro
- Responsabilidades das concessionárias de energia elétrica e o seguro residencial
- Balança comercial de setembro de 2024 com superávit de US$ 5.363 bilhões
- Chega ao Brasil o navio CMA CGM Belém que perdeu 99 contêineres ao mar
- Corretora de seguros viabiliza o retorno do seguro DPEM para embarcações
- Balança comercial de agosto de 2024 apresenta queda nas exportações e crescimento nas importações
- Navio com destino ao Rio de Janeiro sofre colapso e perde contêineres
- Comércio exterior brasileiro somou 54,2 bilhões em julho de 2024
- Grave incêndio em navio da Maersk
- Navio perde 44 contêineres em condições climáticas adversas
Adicionar comentário