Navio com veículos para o Brasil afunda na costa atlântica da França após incêndio
Aparecido Rocha
O navio de carga italiano Grande America, modelo “Roll on-Roll off”, mais conhecido como Ro-Ro, afundou a cerca de 330 quilômetros da costa atlântica na França depois que o resgate não conseguiu apagar um incêndio que tomava conta da embarcação em 12 de março de 2019.
O Grande America é um navio construído em 1997, especifico para o transporte de veículos e operado pela empresa Grimaldi Group SPA.
Dois dias antes do naufrágio, o navio reportou um incêndio a bordo enquanto navegava no Golfo de Biscaia durante uma viagem de Hamburgo, na Alemanha, para Casablanca, no Marrocos. O incêndio começou em alguns contêineres e se intensificou nas 24 horas seguintes. Todas as 27 pessoas a bordo (26 tripulantes e 1 passageiro) se salvaram após abandonar o navio e entrar em um barco salva-vidas e ser resgatados pela fragata HMS Argyll da Marinha Real Britânica.
Embora a equipe de salvamento tenha trabalhado exaustivamente no combate ao incêndio, não foi suficiente para extingui-lo. Além disso, muito provavelmente a quantidade de água utilizada para tentar controlar o fogo contribuiu para que o navio adernasse e em seguida afundasse rapidamente em um local do mar com profundidade de 4.600 metros.
A causa do incidente será investigada, contudo certamente não será um claim de fácil liquidação e já desperta a atenção de seguradoras e resseguradores envolvidos na garantia do seguro de transporte internacional. Uma série de fatores deverá ser considerada. Primeiramente, é preciso identificar o termo de Incoterms negociado, através do qual será conhecido o momento exato da transferência de responsabilidade sobre os veículos transportados, bem como quem deverá acionar o seguro, isto é, o vendedor ou comprador.
Outro aspecto que será considerado pelas seguradoras é a questão da idade do navio. De acordo com as condições do seguro de transporte internacional, para viagens em navios com mais de 20 anos, é preciso a autorização da seguradora, o que dificilmente é observado pelos importadores e seus agentes. O Grande America tinha 22 anos de idade.
O navio transportava muitos veículos destinados às montadoras brasileiras e as perdas são consideráveis. O escritório SMERA-BSI foi nomeado por diversas seguradoras para administrar seus interesses e de seus clientes com cargas embarcadas no Grande America e para acompanhar as investigações que já começaram.
Aparecido Rocha – insurance reviewer
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Prazo para reclamar cargas avariadas no aeroporto de Guarulhos é de 90 dias
- Corrente de comércio soma US$ 506 bilhões até outubro de 2024
- Congestionamento de cargas no aeroporto de Guarulhos requer cuidados com o seguro
- Responsabilidades das concessionárias de energia elétrica e o seguro residencial
- Balança comercial de setembro de 2024 com superávit de US$ 5.363 bilhões
- Chega ao Brasil o navio CMA CGM Belém que perdeu 99 contêineres ao mar
- Corretora de seguros viabiliza o retorno do seguro DPEM para embarcações
- Balança comercial de agosto de 2024 apresenta queda nas exportações e crescimento nas importações
- Navio com destino ao Rio de Janeiro sofre colapso e perde contêineres
- Comércio exterior brasileiro somou 54,2 bilhões em julho de 2024
- Grave incêndio em navio da Maersk
- Navio perde 44 contêineres em condições climáticas adversas
Adicionar comentário