Dificuldades de seguros para a Venezuela
Aparecido Rocha – especialista em seguros internacionais
O colapso econômico da Venezuela, potencializado por sua complicada política, levou o país a um caos jamais visto em uma nação rica em petróleo e ao empobrecimento real da população, o que provocou uma redução drástica em suas importações e investimentos.
Mesmo diante do péssimo momento do país vizinho, os venezuelanos continuam comprando produtos do Brasil. Em 2018, as exportações brasileiras foram de US$ 576,94 milhões, conforme dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Entretanto, esse volume representa menos de 10% do que o Brasil chegou a exportar para a Venezuela em 2013, quando o fluxo superou US$ 6 bilhões.
A carne é um dos principais produtos brasileiros vendidos para a Venezuela, porém virou um artigo de luxo no país. Além disso, as exportações reduziram mais de 80%, assim como ocorreu com minérios, produtos farmacêuticos e materiais de transporte.
No final de 2018, o governo brasileiro congelou a concessão do seguro de crédito a novas exportações depois dos calotes da Venezuela, Moçambique e Cuba. De acordo com publicações da época, a previsão é que em 2019 a União gaste aproximadamente R$ 1,5 bilhão para quitar as dívidas desses países com o BNDES. A despesa justifica a decisão do COFIG (Comitê de Financiamento e Garantia às Exportações) de suspender a concessão de seguro a novas exportações, pelo menos até saber se terá recursos suficientes para cobrir eventuais calotes.
Outro problema para os exportadores brasileiros que pretendem seguir vendendo para a Venezuela é a dificuldade para contratar o seguro de transporte internacional devido ao embargo econômico e comercial ao país. O mercado segurador mundial adotou a posição de não aceitar seguro de transporte internacional envolvendo países com embargo determinado pelos EUA.
Pelas normas de compliance de alguns grupos seguradores internacionais, suas subsidiárias são proibidas de efetuar seguro de transporte, cuja “origem” ou “destino” sejam países relacionados pela OFAC – Office of Foreign Asset Control, um departamento do governo norte-americano responsável por implementar as sanções econômicas e comerciais e, periodicamente, estabelecer e atualizar a lista de países embargados.
Mediante o fornecimento do ID do importador (espécie de CNPJ), alguns resseguradores internacionais verificam a situação da empresa em uma base de dados global e, não havendo restrição e dependendo da mercadoria, autoriza a seguradora local a aceitar o seguro para a Venezuela. Nessa condição, exige-se que os termos de Incoterms negociados se enquadrem nas condições permitidas do seguro de transporte internacional.
Aparecido Rocha – especialista em seguros internacionais
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Prazo para reclamar cargas avariadas no aeroporto de Guarulhos é de 90 dias
- Corrente de comércio soma US$ 506 bilhões até outubro de 2024
- Congestionamento de cargas no aeroporto de Guarulhos requer cuidados com o seguro
- Responsabilidades das concessionárias de energia elétrica e o seguro residencial
- Balança comercial de setembro de 2024 com superávit de US$ 5.363 bilhões
- Chega ao Brasil o navio CMA CGM Belém que perdeu 99 contêineres ao mar
- Corretora de seguros viabiliza o retorno do seguro DPEM para embarcações
- Balança comercial de agosto de 2024 apresenta queda nas exportações e crescimento nas importações
- Navio com destino ao Rio de Janeiro sofre colapso e perde contêineres
- Comércio exterior brasileiro somou 54,2 bilhões em julho de 2024
- Grave incêndio em navio da Maersk
- Navio perde 44 contêineres em condições climáticas adversas
Adicionar comentário