A chegada do navio Kota Lumayan no Porto de Santos foi acompanhado por drone pelos profissionais da empresa Smera BSI.
Drone mostra chegada de navio com contêineres avariados
O porta containers Kota Lumayan partiu de Singapura, e mesmo antes de chegar ao Brasil emitiu o comunicado que na passagem pela costa do Sul da África, sofreu um acidente com a queda de sete contêineres no mar e que outros tombaram a bordo do navio, devido ao mau tempo enfrentado pela embarcação durante a viagem.
Com a chegada do navio, a equipe da Smera-BSI, com o apoio de seus peritos, entende que o ângulo de banda (inclinação lateral) do navio durante a manobra de acesso ao Porto de Santos parece excessiva, sugerindo algo bastante anômalo no arranjo de estiva.
Pelas imagens, nota-se ao menos 35 contêineres bastante danificados nas bays de vante, provavelmente por esforços de compressão de vagas e ondas de grande proporção.
Todas as cargas transportadas pelo navio devem ser submetidas a criteriosa vistoria particular e resguardadas por emissão de protestos do recebedor, de modo a que os direitos dos recebedores sejam preservados ante ao Armador ou mesmo aos seguradores.
Com relação aos contêineres que caíram no mar, para o importador com seguro de transporte internacional, basta avisar sua seguradora e fornecer os documentos comprobatórios da importação e contratação do seguro para o recebimento de seus prejuízos. Para aqueles que não contrataram seguro, o escritório Smera BSI poderá dar outro direcionamento à reclamação.
Aparecido Rocha – especialista em seguros internacionais
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Prazo para reclamar cargas avariadas no aeroporto de Guarulhos é de 90 dias
- Corrente de comércio soma US$ 506 bilhões até outubro de 2024
- Congestionamento de cargas no aeroporto de Guarulhos requer cuidados com o seguro
- Responsabilidades das concessionárias de energia elétrica e o seguro residencial
- Balança comercial de setembro de 2024 com superávit de US$ 5.363 bilhões
- Chega ao Brasil o navio CMA CGM Belém que perdeu 99 contêineres ao mar
- Corretora de seguros viabiliza o retorno do seguro DPEM para embarcações
- Balança comercial de agosto de 2024 apresenta queda nas exportações e crescimento nas importações
- Navio com destino ao Rio de Janeiro sofre colapso e perde contêineres
- Comércio exterior brasileiro somou 54,2 bilhões em julho de 2024
- Grave incêndio em navio da Maersk
- Navio perde 44 contêineres em condições climáticas adversas
Adicionar comentário