Crianças devem ficar descalças ou com calçado adequado?
Dúvida é constante entre os pais e há aspectos importantes a serem analisados em cada etapa da vida do bebê
A chegada de um bebê muda tudo. Os aspectos mais simples da vida cotidiana passam a ser observados com muito mais cuidado quando há uma criança pequena em cena. Logo após as primeiras palavras, os primeiros passos são os mais aguardados, e sobre esse início do caminhar, muitos pais apresentam dúvidas.
Entre as questões mais comuns, se destaca: crianças podem andar descalças ou quanto antes se acostumarem com um sapato melhor? A resposta para essa dúvida pode parecer simples, mas não é. Embora os modelos de sapatos infantis sejam especialmente desenvolvidos para proteger os pés de atritos e irregularidades do solo, andar descalço é fundamental para o próprio desenvolvimento da criança.
Especialistas apontam que uma criança pequena que está começando a andar, quando descalça, tende a olhar para cima. Já quando calcada, a tendência é olhar para os sapatos. Isso acontece por dois motivos: o sapato chama a atenção da criança e ainda agrega ações sensoriais aos pezinhos. Outro ponto que vale a pena ser considerado também é a criação de agilidade e firmeza nos pés, tornozelos, joelhos, pernas, quadris e músculos dos glúteos quando os pés estão diretamente em contato com o chão. Tudo isso significa que, no início do caminhar, deixar a criança descalça é o mais indicado.
Por outro lado, quando a criança já está caminhando para ambientes fora de casa, em terrenos que apresentam maiores riscos, introduzir os primeiros sapatos é essencial. Hoje, o mercado de calçados infantis oferece modelos específicos para atender às características das crianças, além de ofertar calçados cada vez mais bonitos, como os tênis Nike infantil, adidas infantil com velcro e outros.
Mas também é interessante observar o tamanho do calçado para o pezinho da criança, de forma que ela se sinta confortável e segura para caminhar. Solados flexíveis, como os encontrados nos modelos de mocassins, por exemplo, são ótimos para começar a andar; já a ventilação e o conforto dos tênis também devem ser considerados. No entanto, solas emborrachadas que podem levar a criança a escorregar devem ser evitadas.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o momento ideal de introduzir os calçados às crianças, observe o desenvolvimento dos primeiros passos, priorize o fortalecimento dos tornozelos e pés e, em seguida, opte pelos calçados perfeitos para atender ao seu pequeno.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>