Pesquisa revela que taurina pode auxiliar no combate ao câncer
Substância beneficia vários aspectos do corpo
Pouco conhecida, a taurina é um importante aminoácido presente no organismo, encontrada de maneira abundante principalmente na região do sistema nervoso central, coração, cérebro e ossos esqueléticos.
Suas funções no corpo são muitas, influenciando no desenvolvimento cerebral de recém-nascidos, fortalecendo as contrações cardíacas e ajudando a desintoxicar o organismo por meio da excreção de substâncias não mais necessárias pelo fígado. Recentemente, descobertas científicas têm encontrado ainda mais benefícios desse aminoácido, que, inclusive, pode ter relação com o câncer.
Um estudo realizado pela Universidade do Cairo analisou um grupo de mulheres com câncer, e constatou que as portadoras da doença tinham baixas concentrações de taurina no organismo, e que, quanto menor a concentração do aminoácido, mais grave era a manifestação do câncer. Já mulheres com grande concentração da substância, mesmo com histórico familiar, não apresentaram sinais da doença.
Os pesquisadores também concluíram que a taurina pode auxiliar no tratamento contra o câncer, ajudando a reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia, facilitando a administração de remédios e melhorando a qualidade de vida do paciente.
Além disso, ao longo dos anos, outras descobertas mostram a importância da taurina para a formação de sinapses na região cerebral, importantes para a memória de longo prazo, além de seu alto poder antioxidante.
Apesar de ser produzida pelo corpo, casos especiais, como a presença de câncer ou alguma defasagem no organismo, podem tornar necessária a ingestão de suplementos do aminoácido. No Brasil, a taurina pura é comercializada em forma de pó ou cápsulas. Todo o processo de reposição deve ser acompanhado por um médico ou nutricionista.
A taurina também pode ser encontrada em alimentos como carnes variadas e frutos do mar, já vegetais e folhas praticamente não possuem a substância, sendo necessário que pessoas com restrição alimentar encontrem formas de repor o aminoácido.
Além do uso cotidiano, a taurina é uma substância muito utilizada por atletas e para melhorar o desempenho do exercício, diminuindo o dano muscular e aumentando a oxidação da gordura corporal. O uso da taurina antes do exercício aumenta a capacidade física e ajuda a reduzir os danos do esforço muscular, colaborando para a recuperação do corpo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>