Caatinga abriga muitas espécies de flores exóticas
Bioma ocupa 11% do território brasileiro e está ameaçado
A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro e tem características muito próprias do ambiente no qual está inserido. Ocupa 11% do território e está presente nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e parte de Minas Gerais. Tem uma grande biodiversidade e mesmo com uma boa parte ocupada do país, ainda sofre com a invisibilidade, muito por causa da flora considerada inóspita por algumas pessoas leigas.
De fato, a Caatinga possui uma vegetação com poucas folhas e um clima semiárido, o que faz com que a flora da região seja adaptada para poucas chuvas e um ambiente extremamente seco. Apesar disso, há uma grande variedade de espécies, algumas delas até encontradas em lojas que vendem flores online. O nome Caatinga deriva do tupi-guarani e significa mata branca, pelo fato das plantas perderem as folhas durante a estação de seca para evitar a perda excessiva de água, o que estimula a coloração esbranquiçada. É apenas no inverno que as flores voltam a brotar.
O bioma tem sido alvo da ação do homem de forma intensa. Calcula-se que 40 mil km² da Caatinga já foram transformados em deserto por causa do corte da vegetação para servir como lenha e do mau manuseio do solo. A vegetação predominante é chamada de xerófila, com estrutura resistente e adaptada às condições áridas.
Os principais tipos de vegetação vistos no bioma são os arbóreos (de 8 a 12 metros de altura), os arbustivos (de 2 a 5 metros) e o herbáceo, abaixo de 2 metros de altura. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, existem 932 espécies vegetais na Caatinga, sendo 318 endêmicas, ou seja, que só ocorrem nessa região geográfica. Bromélias e cactos são as principais famílias de plantas presentes na região.
Como o clima é extremamente seco, as plantas evoluíram e se adaptaram a essas características. As folhas são miúdas, as cascas são grossas e as hastes possuem espinhos para evitar a evapotranspiração de forma acelerada. As raízes, por sua vez, possuem uma alta capacidade de reter a água, já que esse recurso é escasso. Algumas das espécies com grande capacidade de armazenamento de recursos hídricos são os mandacarus, xique-xiques, barrigudas e umbuzeiros.
A Caatinga também abriga espécies raras e de grande valor, como é o caso do ipê roxo, do cumaru e da carnaúba. Nos períodos de chuva, como já dissemos, as flores voltam a brotar. Nesse instante, surgem algumas espécies muito relevantes, como a malva, a malícia e a flor de jitirana.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>