De onde vem a tradição de dar flores aos mortos?
Evidência mais recente sugere que elas foram empregadas há séculos para afastar o mau cheiro da decomposição dos corpos
O hábito de dar flores é muito simbólico em diversas culturas, seja como um rito de passagem ou para presentear aquela pessoa de que você tanto gosta. Em uma floricultura de SP e outros estados brasileiros tem de tudo: flores para representar o amor, a amizade e até mesmo para homenagear um ente querido que faleceu. Apesar disso, essa tradição não é de hoje, e sim de séculos atrás. E, ao contrário, do que se possa imaginar, não há uma relação do gesto com culturas ou religiões.
Os arqueólogos acreditam que os seres humanos decoram as sepulturas com flores há milhares de anos -- mais precisamente, há quase 14 mil anos. A descoberta mais recente da tradição foi em Israel, em um lugar chamado Raqefet Cave, com vista para a costa do Mediterrâneo. O achado foi de uma equipe de arqueólogos formada por Dani Nadel, arqueólogo da Universidade de Haifa.
Encontrou-se 29 esqueletos de crianças e adultos, sendo que quatro deles continham grandes impressões de plantas. Para determinar em que época isso aconteceu, o grupo tomou como base a datação do radiocarbono presente no revestimento de túmulos. No final, concluiu-se que a sepultura era de 11.700 a 13.700 anos atrás. O problema para saber quando o ser humano passou a se utilizar desse artifício para homenagear os mortos é que há uma escassez de evidências.
Acredita-se que os antepassados utilizavam flores para diminuir o mau cheiro ocasionado pelo processo de decomposição dos corpos. Antigamente, os seres humanos também achavam que o perfume das flores era capaz de afastar os animais responsáveis pela desintegração dos corpos. Ainda é um mistério, portanto, onde isso foi iniciado e o porquê de adotar as flores para homenagear os mortos. O que se sabe, no entanto, é do método empregado pelos egípcios para a preservação dos corpos (mumificação).
A mumificação era uma técnica muito complexa para a época. Os pobres tinham uma mumificação simplificada, enquanto os ricos gozavam de maior atenção. O processo contava com lavagem dos corpos, remoção de órgãos como o fígado, o pulmão e o cérebro e posterior utilização de uma espécie de sal durante pouco mais de um mês com o intuito de reduzir os odores.
Com o passar dos séculos, as flores ganharam outros significados e passaram a ser utilizadas em diversas situações. As rosas vermelhas, por exemplo, simbolizam o amor. Em alguns lugares ao redor do mundo, elas passaram a ter conotações diferentes, conforme a cultura de cada país.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>