Relatório Anual da TOKIO MARINE Ressalta Impactos Sociais e Ambientais

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  SEGS / TOKIO MARINE

Luciana Amaral, Diretora de Pessoas, Planejamento e Sustentabilidade da Tokio Marine Seguradora Luciana Amaral, Diretora de Pessoas, Planejamento e Sustentabilidade da Tokio Marine Seguradora

Como parte de seu compromisso em construir uma sociedade mais igualitária, transparente e sustentável ambientalmente, a Tokio Marine Seguradora lança, nesta segunda-feira, dia 28, seu Relatório de Sustentabilidade de 2023. O documento detalha as principais realizações e compromissos da Companhia em relação à agenda ASG (Ambiental, Social e Governança), destacando avanços significativos nessas áreas ao longo do ano.

O relatório foi elaborado conforme os padrões internacionais do Global Reporting Initiative (GRI), que asseguram um alto nível de qualidade na divulgação de dados e ações. Publicado de forma voluntária pela Seguradora, o documento antecipa em um ano a obrigatoriedade de publicação de dados de sustentabilidade, exigida pela Circular 666 da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

“O ano de 2023 foi um marco para a Tokio Marine em práticas ASG. Esse tema é prioritário para o Grupo Tokio Marine, e ao longo do ano, realizamos várias iniciativas que geraram impactos positivos para a comunidade em que estamos inseridos, seja por meio de ações sociais, ambientais ou de governança. A publicação do Relatório de Sustentabilidade é mais um passo em nossa trajetória rumo a um futuro mais sustentável em todas as dimensões”, afirma Luciana Amaral, Diretora de Pessoas, Planejamento e Sustentabilidade da Tokio Marine.

Um dos principais pontos do relatório é o plano estratégico

, que reafirma o compromisso contínuo da Seguradora com seus Colaboradores, Corretores, Clientes e a Comunidade – definidos como os “4 Cs”, públicos estratégicos da Tokio Marine. “Os objetivos estratégicos do plano Tokio Transforma foram desenvolvidos para garantir o sucesso contínuo da empresa. Além de fortalecer o compromisso com causas ASG, esses objetivos incluem excelência em serviços, inovação e tecnologia, crescimento sustentável, fortalecimento da equipe Tokio, produtividade e eficiência”, completa a executiva.

Solidez Financeira e Cultura Organizacional

Em 2023, a Tokio Marine recebeu o rating AAA.br da agência de classificação de risco Moody’s Local, reafirmando sua sólida saúde financeira, solvência e liquidez, bem como a qualidade de seus mecanismos de governança. A Moody’s destacou o perfil de baixo risco da carteira de produtos da Companhia, sua competitividade no setor de seguros gerais no Brasil, a qualidade de seus ativos e a rentabilidade do negócio, fatores que beneficiam Corretores e Clientes.

No quesito Cultura Organizacional, a Tokio Marine se consolidou como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil, evidenciando seu compromisso com um ambiente de trabalho acolhedor, diverso e inclusivo. Em 2023, a Companhia foi eleita uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, na categoria de 1.000 a 9.999 colaboradores, pelo ranking Great Place to Work (GPTW), onde foi a seguradora mais bem ranqueada.

Além do reconhecimento nacional, a Seguradora foi premiada em quatro categorias do Ranking de Diversidade GPTW Brasil: Mulher, Étnico-racial, LGBTQIA+ e 50+. Luciana reforça que a gestão de pessoas é essencial para o sucesso e sustentabilidade da empresa. “Nossa cultura organizacional é fundamentada em três pilares: Diversidade, Inovação e Protagonismo. Esses pilares permitem que nossos colaboradores desenvolvam seu potencial máximo, contribuindo para o crescimento sustentável da empresa”, conclui a executiva.

Causas Sociais e Ambientais

Ao longo do último ano, a Tokio Marine esteve diretamente envolvida em causas sociais, como doações de alimentos para vítimas de desastres climáticos e contribuições para organizações sem fins lucrativos, como a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), por meio do Teleton. Pelo 12º ano consecutivo, essa doação foi possível com o apoio dos Colaboradores e Corretores parceiros da Companhia.

Em 2023, a Seguradora respondeu a seis eventos climáticos extremos em várias regiões do Brasil, incluindo enchentes no Litoral Norte de São Paulo em fevereiro, ciclones no Rio Grande do Sul em julho e setembro, e tempestades severas em Santa Catarina em dezembro. Em resposta a cada evento, foram implementadas ações para garantir suporte rápido e eficaz aos Clientes, além da doação de 19,6 toneladas de alimentos, itens de higiene e material de limpeza, em parceria com a Defesa Civil e outros órgãos locais.

Através do selo Tokio com Todos, a Seguradora também reforçou suas iniciativas de inclusão e diversidade, expandindo o projeto Sementes do Brasil, focado em ações de empregabilidade. Em 2023, o programa registrou uma taxa de empregabilidade acima de 65%, beneficiando jovens em situação de acolhimento e estudantes de ensino médio de baixa renda.

Sustentabilidade em Produtos e Serviços

O compromisso ASG da Tokio Marine reflete-se também no desenvolvimento de produtos e serviços que, além de atender às necessidades dos Clientes, geram impacto ambiental e social positivo e mitigam riscos climáticos. “Apoiamos a transição para uma economia descarbonizada com produtos voltados para energia renovável, e adotamos uma postura restritiva em projetos com impactos socioambientais negativos”, destaca Luciana.

Entre os exemplos de produtos sustentáveis, está o Seguro Energia Sustentável Integrada, exclusivo para projetos de energia limpa no Brasil, com cobertura abrangente desde a instalação até o primeiro ano de operação de empreendimentos eólicos e fotovoltaicos. A Companhia também oferece coberturas para veículos híbridos e elétricos e inspeção digital no Seguro de Automóvel, além de outras soluções que promovem a sustentabilidade.

No último ano, foram coletadas mais de 17 toneladas de resíduos recicláveis dos Clientes. Adicionalmente, a Companhia processou 739,8 toneladas de resíduos de sinistros automotivos, separando materiais como ferro, plástico e vidro para reciclagem. A Tokio Marine também concluiu a medição das emissões de gases de efeito estufa originadas em suas atividades em 2023, considerando toda a cadeia de suprimentos, transporte e descarte de resíduos.

O Relatório de Sustentabilidade 2023 da Tokio Marine está disponível integralmente na página de Sustentabilidade da Companhia por meio do link.