TOKIO MARINE divulga Relatório de Sustentabilidade (Destaque)

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tokio Marine Seguradora

TOKIO MARINE divulga Relatório de Sustentabilidade

Como parte do seu comprometimento com a construção de uma sociedade mais igualitária, transparente e ambientalmente sustentável, a Tokio Marine Seguradora divulga nessa segunda-feira, dia 28, o seu Relatório de Sustentabilidade referente ao ano de 2023. O documento reúne as principais realizações e os compromissos estabelecidos pela Companhia de acordo com a agenda ASG (Ambiental, Social e Governança) ao longo do ano e evidencia avanços significativos nessas áreas.

O relatório foi desenvolvido com base nos padrões e normas internacionais do Global Reporting Initiative (GRI), que preza por um alto nível de qualidade no reporte de dados e ações. Sua publicação vem de uma ação espontânea da Seguradora, um ano antes da obrigatoriedade da publicação de dados relativos à sustentabilidade estabelecida pela Circular 666 da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

“O ano de 2023 foi muito importante para a Tokio Marine no que diz respeito às práticas ASG. Esse tema é uma prioridade para o Grupo Tokio Marine e, durante o último ano, desenvolvemos e tornamos realidade diversas iniciativas com o propósito de impactar positivamente a comunidade na qual estamos inseridos, seja por meio de ações sociais, ambientais ou de governança. A publicação do Relatório de Sustentabilidade é mais um passo importante em nossa jornada em busca de um futuro mais sustentável em todos os âmbitos.”, declara Luciana Amaral, Diretora de Pessoas, Planejamento e Sustentabilidade da Tokio Marine.

Um dos principais destaques do documento é a criação do plano estratégico “

”, que reflete o compromisso contínuo da Seguradora com seus Colaboradores, Corretores, Clientes e a Comunidade – os chamados 4 Cs, como são definidos os públicos estratégicos da Tokio Marine. “Os objetivos estratégicos, definidos no plano Tokio Transforma, foram pensados para garantir o sucesso contínuo da empresa. Além do forte compromisso com as causas ASG, esses objetivos incluem a excelência em serviços, a inovação e a tecnologia, crescimento sustentável, fortalecimento da equipe Tokio, produtividade e eficiência.”, completa a executiva.

Solidez financeira e Cultura organizacional

Em 2023, a Tokio Marine recebeu o rating AAA.br da agência de classificação de risco Moody’s Local, reforçando sua sólida saúde financeira, solvência, liquidez e a qualidade dos seus mecanismos de governança. A Moody’s Local destacou o perfil de baixo risco da carteira de produtos, a competitividade da Companhia no setor de seguros gerais no Brasil, a qualidade de seus ativos e a rentabilidade do negócio. Esse reconhecimento é um diferencial significativo para todo o ecossistema da Seguradora, beneficiando Corretores e Clientes.

Já no âmbito da Cultura Organizacional, a Tokio Marine vem se destacando de maneira consistente como uma das melhores empresas para se trabalhar no País, o que comprova o seu compromisso de promover um ambiente de trabalho acolhedor, diverso e inclusivo. Em 2023, a Companhia foi eleita uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil na categoria de 1.000 até 9.999 colaboradores pelo ranking nacional do Great Place to Work (GPTW), sendo a melhor seguradora ranqueada.

Além do figurar no ranking nacional, a Seguradora ainda foi premiada em quatro categorias do Ranking de Diversidade GPTW Brasil: Mulher, Étnico-racial, LGBTQIA+ e 50+. Para Luciana, a gestão de pessoas na Tokio Marine é um dos pilares essenciais para o sucesso e sustentabilidade da Seguradora. “Nossa cultura organizacional é toda baseada em três pilares fundamentais: Diversidade, Inovação e Protagonismo. Esses pilares garantem que nossos colaboradores possam desenvolver seu potencial máximo enquanto contribuem para o crescimento sustentável da empresa.”, finaliza a executiva.

Causas sociais e ambientais

No último ano, a Tokio Marine esteve diretamente envolvida em causas sociais como doações de mantimentos para as vítimas de desastres climáticos e para organizações sem fins lucrativos como a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), por meio do Teleton, uma das maiores campanhas solidárias da TV brasileira. Pelo 12º ano consecutivo, a doação foi arrecadada com o apoio dos Colaboradores e Corretores parceiros da Companhia.

Ao longo de 2023, a Seguradora respondeu a seis eventos climáticos extremos que impactaram diferentes regiões do Brasil, incluindo as enchentes no Litoral Norte de São Paulo em fevereiro, os ciclones no Rio Grande do Sul em julho e setembro, e as tempestades severas em Santa Catarina em dezembro. Em cada um desses eventos, foi implementada uma série de medidas operacionais para garantir que os Clientes recebessem suporte ágil e eficaz, além da doação de 19,6 toneladas em alimentos, itens de higiene e material de limpeza para as comunidades impactadas, em parceria com órgãos locais como a Defesa Civil.

Ainda no âmbito social, foram promovidas novas iniciativas sob o selo Tokio com Todos, reforçando a atuação do Grupo de Diversidade e Inclusão da Companhia, além da expansão do projeto Sementes do Brasil, com foco em ações de empregabilidade que inclui a oferta de aulas de capacitação e mentoria para jovens em situação de acolhimento e estudantes do Ensino Médio de instituições escolares de baixa renda. Em 2023, a taxa de empregabilidade do programa foi superior a 65%.

Sustentabilidade em produtos e serviços

O compromisso com a causa ASG da Tokio Marine também se manifesta no desenvolvimento de produtos e serviços, não apenas alinhados com as necessidades dos Clientes, mas também que geram impacto ambiental e social positivo, ao mesmo tempo que mitigam riscos climáticos. “Nós apoiamos a transição para uma economia descarbonizada com produtos especializados voltados para energia renovável, ao mesmo tempo em que adotamos uma postura restritiva em relação a projetos com impactos socioambientais negativos.”, pontua Luciana.

Um desses exemplos, é a criação do Seguro Energia Sustentável Integrada, um produto exclusivo para projetos de energia limpa no Brasil, que oferece proteção abrangente para todas as fases de empreendimentos eólicos e fotovoltaicos, desde a instalação até o primeiro ano de operação. Além disso, a Companhia ainda oferece coberturas e serviços com a finalidade de reduzir os impactos no meio ambiente como cobertura específica para veículos híbridos e elétricos e vistoria prévia digital no Seguro de Automóvel; cobertura para placas solares nos Seguros Residencial, Condomínio e Patrimonial e Assistência Residencial Sustentável, incluso no plano de Assistência VIP do Seguro Residencial, entre outras soluções oferecidas pela Seguradora.

Esta última oferece uma ampla gama de serviços voltados para a redução do impacto ambiental, incluindo o descarte responsável de móveis e equipamentos, além de caçambas para entulhos. No ano passado, foram coletados dos Clientes mais de 17 toneladas de resíduos destinados para reciclagem. No mesmo período, a Companhia processou mais de 739,8 toneladas de resíduos de sinistros automotivos, separando e encaminhando para reciclagem uma ampla gama de materiais como ferro, plástico, alumínio, baterias, borracha e vidro. A Tokio Marine Seguradora também concluiu a mensuração das emissões de gases de efeito estufa provenientes de suas atividades em 2023, incluindo sua cadeia de suprimentos, transporte e descarte de resíduos, entre outros.

O Relatório de Sustentabilidade 2023 da Tokio Marine pode ser acessado na íntegra na página de Sustentabilidade da Companhia por meio do link.

Sobre a Tokio Marine Seguradora

Subsidiária da Tokio Marine Holdings, o mais antigo conglomerado securitário japonês, fundado há 145 anos, a Tokio Marine Seguradora S.A. está em operação no Brasil desde 1959. A Companhia coloca à disposição do mercado nacional um amplo portfólio composto por mais de 90 Produtos e 120 Serviços e Assistências para Pessoas Físicas e Jurídicas, por meio de uma estrutura de 68 unidades de atendimento distribuídas pelo Brasil. Em 2023, recebeu nota AAA.br, com perspectiva estável, da agência de classificação de risco Moody’s Local BR.