Incêndio e explosão em navio de carga desperta atenção para o seguro de transporte
Aparecido Rocha – insurance reviewer
O navio porta-contêineres X-PRESS PEARL pegou fogo na tarde de 20 de maio, próximo ao Porto de Colombo no Sri Lanka. O navio chegou ao ancoradouro no dia 19 vindo de Hazira, Índia, com 1.486 contêineres a bordo, carregados, entre outras mercadorias, com 25 toneladas de ácido nítrico e outros produtos químicos e cosméticos. Desde o início do incidente, a Marinha do Sri Lanka está coordenando o combate ao incêndio, com auxilo da força aérea e com rebocadores lançando água para resfriar os contêineres e conter o fogo.
Segundo o comunicado à imprensa da Marinha do Sri Lanka, o navio conta com 25 tripulantes, que incluem nacionalidades filipinas, chinesas, indianas e russas. Todos foram retirados, 2 deles foram hospitalizados com ferimentos graves.
Após quatro dias do início do incêndio, vários rebocadores, rebocadores offshore e navios na Marinha continuam em torno do navio e nas operações de combate a incêndios. Com o vazamento de produtos químicos dentro do navio, a intensidade do fogo aumentou e na manhã de hoje (25 de maio), uma explosão abalou ainda mais o navio. De acordo com as últimas fotos e vídeos, o navio está envolto em fogo e fumaça e mostram vários contêineres que caíram no mar flutuando ao redor do navio. Autoridades locais dizem que o combate ao incêndio continua, mas não há muito o que fazer e a preocupação agora é com novas explosões.
A Marinha do Sri Lanka informou que o incêndio começou devido a uma reação química de cargas que estavam sendo transportadas na parte dianteira do navio. Os incêndios em contêineres preocupam a indústria com cargas perigosas declaradas incorretamente, que podem causar graves consequências e às vezes levar semanas para se extinguir.
O X-PRESS PEARL é um navio de carga geral, IMO 9875343, dwt 37000, com capacidade para 2.700 TEU, construído em 2021na China e começou a navegar em fevereiro deste ano sob bandeira Cingapura e operado pela X-PRESS FEEDERS.
A Avaria Grossa (General Average – GA) foi declarada e a empresa SMIT Salvage foi contratada sob Lloyd’s Open Form, sendo nomeado a empresa de Cingapura Marine Claims Office como GA Ajusters. Com GA decretada, as despesas extraordinárias decorrentes dos procedimentos de salvamento serão rateadas proporcionalmente entre o navio (casco) e os proprietários das cargas.
Este é mais um evento que desperta a atenção para a importância do seguro. O seguro de transporte internacional cobre as mercadorias transportadas contra os mais diversos riscos a que estão expostas, tais como acidentes, avarias, operações de carga e descarga, queda, molhadura, incêndio, roubo, extravio, e inclusive as despesas de avaria grossa.
Aparecido Rocha – insurance reviewer
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Prazo para reclamar cargas avariadas no aeroporto de Guarulhos é de 90 dias
- Corrente de comércio soma US$ 506 bilhões até outubro de 2024
- Congestionamento de cargas no aeroporto de Guarulhos requer cuidados com o seguro
- Responsabilidades das concessionárias de energia elétrica e o seguro residencial
- Balança comercial de setembro de 2024 com superávit de US$ 5.363 bilhões
- Chega ao Brasil o navio CMA CGM Belém que perdeu 99 contêineres ao mar
- Corretora de seguros viabiliza o retorno do seguro DPEM para embarcações
- Balança comercial de agosto de 2024 apresenta queda nas exportações e crescimento nas importações
- Navio com destino ao Rio de Janeiro sofre colapso e perde contêineres
- Comércio exterior brasileiro somou 54,2 bilhões em julho de 2024
- Grave incêndio em navio da Maersk
- Navio perde 44 contêineres em condições climáticas adversas
Adicionar comentário