Empresas apostam em softwares para melhorar a gestão de frotas
Ferramentas otimizam e facilitam o processo de decisão, além de reduzir custos desnecessários
A transformação tecnológica chegou em vários setores da economia e com a gestão de frotas não foi diferente. Quem possui uma empresa cujo objetivo principal é transportar mercadoria, seja para o consumidor final ou para outros fornecedores, frequentemente tem problemas com a organização, planejamento e gestão de todos os recursos logísticos. Não importa se é uma pequena, média ou grande companhia, sempre existem desafios específicos atrelados ao uso de veículos para a realização do trabalho.
Cada categoria possui uma demanda, que deve ser administrada pelas empresas e solucionada com estratégia, inovação e o uso da tecnologia. Os caminhoneiros, por exemplo, se queixam dos preços do diesel e das condições de trabalho às quais muitas vezes são submetidos. No primeiro caso, o governo interveio com a criação do Cartão Caminhoneiro da Petrobrás, espécie de cartão combustível criado para inibir o aumento do preço do diesel durante 30 dias. No segundo caso, são as empresas as responsáveis por otimizar o trabalho e melhorar a qualidade de vida dos funcionários.
Para atingir esses e outros objetivos, as companhias buscam por softwares de gestão de frotas para automatizar processos, aumentar a produtividade e manter a segurança dos dados do negócio. Essas ferramentas permitem o acompanhamento em tempo real de todas as etapas de logística e gestão de frotas, facilitando o processo decisório dos gestores envolvidos com esse tipo de trabalho.
O mercado também é influenciado pelos novos serviços e aplicativos de entrega de produtos, comida e outros itens. Com toda essa demanda, são necessários mais veículos. De acordo com uma pesquisa do Observatório de Veículos Empresariais (OVE), 32% das companhias pretendem aumentar a frota em 2019, sendo que 26% delas projetam um crescimento de até 20%, o que demonstra a necessidade em se pensar em uma gestão estratégica e planejada de logística.
Para quem pensa que a gestão de frotas só se restringe a grandes companhias, saiba que já existem softwares acessíveis até mesmo para pequenas empresas. O foco, nestes casos, deve ser em sistemas de automação e na coleta e organização dos dados disponíveis sobre os gastos e investimentos com a área de logística. Em empresas menores, também é comum o uso de planilhas, processo eliminado com os softwares de gestão.
Eles computam todos os dados e organizam as informações, evitando erros manuais ocasionados pela inserção incorreta de algum dado. Para essas empresas de médio e pequeno porte, há ainda mais um ativo importante: a redução de custos. As ferramentas permitem o acompanhamento dos motoristas em tempo real e a análise do tempo gasto com determinadas tarefas, além da possibilidade de saber se eles cometeram ou não infrações.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>