Fisioterapia: avanço do mercado atrai novos estudantes para a área
Para crianças, adultos e idosos; para atletas e não-atletas; para pessoas ativas ou para pessoas enfermas; fisioterapia em clínica ou fisioterapia domiciliar: seja qual for o público ou o formato, o fato é que esta é uma área que possui importância fundamental na saúde humana. A profissão de fisioterapeuta, que foi regulamentada no Brasil no final da década de 1960, apesar de ter chegado ao país ainda na década de 1920, início do século passado.
A evolução da fisioterapia ao longo do tempo tem trazido inúmeros benefícios para pacientes de todas as idades, tanto no tratamento de doenças e condições de saúde diversas quanto para a retomada da qualidade de vida (como no caso dos idosos, por exemplo). Mais possibilidades de atuação, mais espaço para novos profissionais chegarem todo ano ao mercado.
A fisioterapia hoje
Em julho de 2017, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO - divulgou que o número de fisioterapeutas registrados no Brasil era de 243.644, número que só cresce desde então. A busca por um estilo de vida mais saudável e o aumento da expectativa de vida da população são alguns dos fatores decisórios na ampliação deste campo profissional.
A mudança do ritmo da sociedade - mais trabalho, mais correria, mais estresse - traz o profissional da fisioterapia para a seara da prevenção, não só do tratamento. Trabalhar o corpo adequadamente evita que doenças se agravem ou até mesmo surjam, e auxilia no aproveitamento das atividades físicas.
A multidisciplinaridade deve fazer cada vez mais parte da vida do fisioterapeuta, que agora atua não só em conjunto com o ortopedista, mas também educadores físicos, terapeutas ocupacionais e nutricionistas, criando um contexto completo para os cuidados com a saúde do corpo. Essa possibilidade de atuação tem atraído novos profissionais, que procuram oferecer uma abordagem mais holística e humana para os problemas de seus pacientes.
A tecnologia, tão presente no nosso dia a dia, também deve estar no consultório do fisioterapeuta. Ela é uma aliada para o profissional tanto na gestão da clínica quanto no dia a dia de cuidados aos pacientes.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>