Brasil,

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Magalhães
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

pixabay pixabay

Com foco na valorização do consumidor, a data movimenta o comércio em setembro com inúmeros descontos e promoções

Celebrado anualmente em 15 de setembro, o Dia do Cliente foi idealizado pelo empresário João Carlos Rego, com o intuito de movimentar o comércio a partir de descontos e promoções especiais, durante um período em que não há outros estímulos sazonais, ao passo que setembro não conta com datas comemorativas e, com isso, tende a ser uma época fraca em vendas.

Assim como o Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, o mês enfatiza os direitos dos clientes nas promoções e condições especiais, além de valorizá-lo, desenvolvendo uma relação de fidelidade com a marca.

Comemorado desde 2003, a data está presente em 14 estados do Brasil. Entre os itens mais procurados estão celulares, TVs, eletrodomésticos, livros, perfumes, entre outros. Por isso, em alusão à celebração, nove executivos pontuaram abaixo dicas essenciais para alavancar as vendas e, ainda, fidelizar novos clientes neste período. Confira:

1. Prepare o seu estoque - Para evitar problemas de falta de produtos, é imprescindível organizar o estoque com antecedência, afinal o intuito da data é vender mais e, consequentemente, ter um volume maior de saídas em relação aos demais períodos. “Faça uma análise detalhada dos itens mais vendidos e, se possível, ofereça descontos progressivos. Isto minimizará frustrações para os clientes e perdas de vendas, além de aumentar o ticket médio e, com isso, faturar mais. Idealizar promoções irresistíveis e planejar estrategicamente as campanhas é fundamental para o sucesso do negócio frente à concorrência”, aponta Diogo Olher, cofundador e co-CEO da Social Digital Commerce, um dos maiores players do mercado de Full Digital Commerce do Brasil.

2. Ofereça opções flexíveis de entrega e devolução - A flexibilidade nas opções de entrega e devolução é fundamental para atender às necessidades em constante mudança dos consumidores. Logo, as empresas devem disponibilizar diferentes métodos de entrega, como expressa ou em pontos de coleta, por exemplo. “Quando nos adaptamos aos horários e preferências dos clientes, demonstramos o quanto valorizamos sua interação com a marca. Isto atrai os consumidores, além de garantir uma experiência fluida e satisfatória desde o momento em que ele navega pelo site até receber o produto. Inclusive, simplificar o processo de devolução com políticas claras e sem complicações aumenta a confiança dos consumidores no negócio”, destaca Alvaro Loyola, Country Manager da Drivin Brasil, scale-up e partner tecnológico que otimiza os processos logísticos de frotas líderes no mercado da América Latina.

3. Entregue uma boa experiência para seus clientes - Para fidelizar clientes e reter ainda mais o número de consumidores da sua marca, investir em experiência é um dos principais pontos de destaque para essa jornada. Esteja preocupado em entender e ouvir o que o seu cliente espera da sua marca. "Empresas que investem em jornadas positivas com os clientes são sempre lembradas e se sobressaem em meio aos concorrentes. Para isso, é importante se dedicar em toda a logística, desde o momento de compra até o pós, pensando em uma experiência completa. Além disso, marcas podem e devem inserir pesquisas de satisfação, com o intuito de ouvir e saber como são percebidas pelos seus clientes, com o foco em continuar aprimorando seus serviços", destaca Tiago Serrano, CEO da SoluCX, empresa líder em pesquisa de satisfação e NPS.

4. Construa uma grande rede de parceiros - Colaborações entre startups, pequenas e grandes empresas podem gerar resultados relevantes e causar um maior impacto positivo para o mercado, gerando notoriedade e trazendo credibilidade para as marcas. “A partir do momento em que empresas se conectam com parceiros que estejam alinhadas ao seu objetivo de crescimento, elas ganham a oportunidade de melhorar a sua eficiência operacional, expandir suas ofertas de produtos e proporcionar uma melhor experiência para os seus clientes”, comenta Robson Privado, cofundador e Chief Growth Officer da MadeiraMadeira, principal plataforma online de móveis e decoração da América Latina.

5. Invista em conteúdos personalizados - Quando se trata de um público específico, um dos principais desafios é converter e fidelizar novos clientes. É essencial personalizar cada campanha de acordo com os interesses e comportamentos de cada audiência. "Para isso, é fundamental contar com plataformas que utilizam dados comportamentais e preferências de maneira inteligente e segura, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), para criar campanhas direcionadas que maximizem o impacto e a relevância para o público-alvo," afirma Paulo Fernandes, Diretor Geral da Siprocal no Brasil, uma plataforma líder em growth e monetização de publicidade digital em múltiplos dispositivos.

6. Implemente programas de fidelidade - Implementar programas de fidelidade são uma ótima estratégia para manter a sua cadeia de clientes engajada e incentivá-los a continuar consumindo produtos da sua marca. "Ofereça recompensas que sejam verdadeiramente atraentes para o seu público-alvo e que possam ser customizadas de acordo com o interesse genuíno de cada cliente, como pontos de compras que podem ser trocados por itens escolhidos por ele, e não apenas por um item obrigatório. Experiências exclusivas também são recompensas significativas. Pensando no público gamer, o acesso antecipado a novos lançamentos de produtos ou até mesmo benefícios exclusivos em eventos pode ser um grande atrativo. Essas ações não apenas incentivam compras repetidas, como também fortalecem o senso de pertencimento, ajudando a construir um relacionamento de longo prazo com sua comunidade e criando um ciclo de engajamento positivo e duradouro.", destaca Yuri “Fly”, CEO fundador da Gamers Club, maior hub de soluções para esportes eletrônicos do Brasil.

7. Venda pelas redes sociais - Os marketplaces em redes sociais estão cada vez mais ganhando atenção. No entanto, como em qualquer compra online, é importante adotar certas precauções. Verifique se a página é confiável, se há selo de verificação ou até mesmo um número considerável de seguidores. “Não clique em links de fontes desconhecidas, sempre verifique a procedência da loja ao comprar pela internet. Verifique a autenticidade antes de fornecer informações, não forneça dados pessoais ao desconfiar do ambiente virtual. Seguindo essas dicas com certeza terá uma boa experiência”, revela Júlio Duram, Chief Technology Officer (CTO) da CertiSign.

8. Aperfeiçoe sua ferramenta de busca - Os clientes desejam encontrar fácil e rapidamente o que procuram, portanto, se faz necessário ter ferramentas de busca refinadas que possam entregar recomendações mais precisas e contextuais. A inteligência artificial pode auxiliar nesta tarefa. “A IA não apenas sugere produtos específicos, mas também oferece uma variedade de opções relacionadas ao contexto fornecido. Ao adotar novas ferramentas, cria-se experiências de busca personalizadas e páginas de navegação dinâmicas, aumentando as chances de conversão”, afirma o CEO da Vinklo, Erik Santana.

9. Ofereça operações seguras aos seus clientes - No Dia do Consumidor, e-commerces e lojistas têm uma grande oportunidade de atrair, fidelizar clientes e a transparência nas condições das promoções é essencial para garantir a satisfação do cliente e incentivá-lo a retornar. “Aos consumidores, é necessário estar atento aos possíveis golpes e tomar precauções ao comprar pela internet nesses períodos. Recomendamos que os clientes verifiquem sempre a autenticidade dos sites e das promoções antes de fornecerem suas informações e, principalmente, optem pelo uso de cartões virtuais para maior segurança”, afirma Joyce Pereira, Executiva de Operações no Banco Digio.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar