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As 5 principais tendências de meios de pagamentos para 2025

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Fernando Nunes, cofundador e CEO da Transfeera. Crédito de imagem Max Schwoelk Fernando Nunes, cofundador e CEO da Transfeera. Crédito de imagem Max Schwoelk

Os métodos por aproximação, por exemplo, ganham destaque ao aumentar a preferência entre os consumidores, passando de 23,1% para 31,1% no último ano

A digitalização dos meios de pagamento no Brasil tem se intensificado nos últimos anos e as tendências para 2025 apontam para uma diversificação ainda maior nas opções disponíveis. Dados do Banco Central (BC) revelam que as transações por aproximação têm se destacado entre as preferências da população. Em 2023, o percentual de operações com cartões de crédito por aproximação aumentou expressivamente em relação a outras formas de captura, como tarja magnética, chip e transações não presenciais, passando de 23,1% para 31,1% entre os últimos trimestres de 2022 e 2023. Para 2025, uma novidade importante será a possibilidade de realizar pagamentos via Pix por aproximação, uma evolução que promete tornar a modalidade ainda mais acessível e ágil no cotidiano dos brasileiros.

“Essas tendências estão sendo impulsionadas por uma combinação de fatores, como a digitalização acelerada, mudanças nos hábitos de consumo, a necessidade de conveniência e segurança nas transações, além do crescimento do comércio eletrônico”, diz Fernando Nunes, CEO da Transfeera, fintech que fornece soluções de pagamentos para empresas. “Elas representam uma evolução significativa dos meios de pagamento já existentes. Por exemplo, o crescimento dos pagamentos por aproximação é uma continuação da tendência de digitalização”, completa o executivo.

Pensando nisso, Nunes elenca as 5 principais tendências no setor de meios de pagamentos para 2025. Confira!

1 - Pagamentos por aproximação (NFC)

O aumento na utilização de smartphones e wearables (como relógios inteligentes e pulseiras) com tecnologia NFC está transformando os pagamentos por aproximação em uma prática comum e preferida pelos consumidores. A conveniência de simplesmente aproximar o dispositivo do terminal de pagamento, sem a necessidade de inserir cartões ou senhas, reduz o tempo nas filas e melhora a experiência de compra. Essa tendência também traz mais segurança, com autenticação por biometria e criptografia.

2 - Pagamentos instantâneos

O crescimento dos pagamentos instantâneos, como o Pix no Brasil, demonstra uma mudança no comportamento financeiro, onde consumidores e empresas preferem transações em tempo real. Em 2025, o Pix deverá se expandir ainda mais, impulsionado pelas atualizações planejadas pelo Banco Central (BC), que já introduziu novas funcionalidades, como o Pix Saque e o Pix Troco. Espera-se que novas funcionalidades, como o pagamento por aproximação e o agendamento de transações recorrentes, ampliem as aplicações do Pix no comércio.

3 - Integração de criptomoedas

A aceitação de criptomoedas como forma de pagamento em estabelecimentos comerciais e plataformas online tem se tornado cada vez mais comum. Em 2025, espera-se que mais empresas ofereçam essa opção, motivadas pelo aumento no interesse por cripto ativos e pelo avanço regulatório que deve trazer maior segurança para transações com criptomoedas.

4 - IA e machine learning

A aplicação de IA e Machine Learning em pagamentos possibilita a personalização das experiências de compra e aprimora a segurança das transações. Com esses recursos, é possível analisar dados em tempo real para identificar padrões de consumo, recomendar produtos e serviços específicos e prever tendências de compra. Na área de segurança, a IA será crucial para detectar fraudes de maneira mais eficiente, monitorando comportamentos incomuns e bloqueando transações suspeitas automaticamente. Em 2025, essas tecnologias serão fundamentais para instituições financeiras e varejistas, que buscarão oferecer uma experiência cada vez mais segura e direcionada ao perfil do consumidor.

5 - Fintechs e soluções de BNPL (Buy Now, Pay Later)

O modelo "Compre Agora, Pague Depois" (BNPL) permite aos consumidores parcelarem suas compras sem juros, o que torna produtos e serviços mais acessíveis, especialmente para pessoas sem cartões de crédito ou com orçamento limitado. Este modelo já é popular entre as fintechs e vem sendo adotado também por grandes bancos e varejistas. Em 2025, o BNPL deverá se consolidar ainda mais, com plataformas integradas diretamente em aplicativos de compras e soluções bancárias.

“Os setores mais impactados por essas tendências serão o varejo e o e-commerce, que exigem rapidez e flexibilidade nos pagamentos, e o setor financeiro, com as fintechs desafiando bancos tradicionais. Turismo e entretenimento também se beneficiarão com a conveniência dos pagamentos instantâneos e BNPL, que podem estimular o consumo. Para conquistar a confiança dos consumidores, as empresas precisam assegurar conformidade com regulamentações de dados e investir em segurança”, finaliza o CEO da Transfeera.

Sobre a Transfeera:

Fundada em 2017, em Joinville (SC), a Transfeera fornece soluções de pagamentos para empresas, oferecendo aos clientes meios como boleto com QR Code, pagamentos e recebimentos via Pix, e centralizando todas as entradas e saídas de dinheiro. A fintech foi autorizada pelo Banco Central a operar como Instituição de Pagamento, passando a atuar com ainda mais autonomia e agilidade. Eleita em 2023 uma das 100 Startups To Watch por Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS, a empresa já recebeu mais de R$10 milhões em investimentos dos fundos Goodz Capital, Bossanova Investimentos, Honey Island, 4UM Investimentos e Curitiba Angels. Acesse o site da Transfeera e saiba mais.


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