As 5 cidades com mais bicicletas seguradas do Brasil

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Leonardo Gorges

Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação

Levantamento do Clube Santuu mostra onde há mais bikes protegidas no país

Os seguros de bicicleta estão em alta no país. Atualmente, já são mais de 100 mil bikes protegidas, segundo estimativas da Federação Nacional de Seguradoras Gerais (FenSeg). E o espaço para crescer é muito grande. O Brasil possui uma frota de aproximadamente 70 milhões de veículos do tipo em circulação - uma média de uma bicicleta para cada três pessoas, de acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

CEO da empresa líder de mercado, o Clube Santuu, Rodrigo Del Claro explica que grande parte dos seguros ainda está concentrada nas maiores cidades. Isso ocorre pela popularização da bicicleta como um meio de transporte.

“Nos últimos anos, cada vez mais pessoas têm optado por fazer os seus deslocamentos diários de bicicleta. Os motivos são vários: fugir do trânsito, fazer algum tipo de exercício físico ou mesmo economizar. As bikes elétricas também estão em franca expansão e os seguros para elas já representam mais de 10% do mercado”, diz Del Claro.

Confira abaixo as cinco cidades com maior número de bicicletas seguradas, segundo levantamento realizado pelo Clube Santuu:

5ª - Brasília

A capital federal possui a segunda maior malha cicloviária do país, com 687 quilômetros de extensão. Por ser uma metrópole plana, Brasília é ideal para pedaladas. Em relação aos seguros para bikes, a cidade responde por 4,4% do total contabilizado pelo Clube Santuu.

4ª - Fortaleza

Considerada uma das referências em mobilidade do país, a capital cearense também se destaca por possuir a maior extensão de ciclovias de todo o Nordeste: são 428 quilômetros. E a meta da prefeitura é ultrapassar os 500 quilômetros nos próximos anos. O investimento tem gerado um efeito positivo na população, que está pedalando mais. Atualmente, Fortaleza tem 4,5% das bicicletas seguradas no país.

3ª - Santos

A maior cidade litorânea do estado de São Paulo tem 4,7% das bicicletas seguradas pelo Clube Santuu. Totalmente plana, Santos também está investindo na expansão da sua malha cicloviária, que atualmente tem 57 quilômetros de faixas exclusivas para os ciclistas. A meta da Prefeitura é ultrapassar os 100 quilômetros nos próximos anos.

2ª - Rio de Janeiro

As viagens de bicicleta são cada vez mais populares na Cidade Maravilhosa. A capital fluminense responde, atualmente, por 11,5% do total de bicicletas protegidas no país. No ano passado, a Prefeitura carioca anunciou o plano para alcançar mil quilômetros de ciclovias até 2033. O número representa um aumento de 150% em relação aos atuais 400 quilômetros já existentes.

1ª - São Paulo

Cidade mais populosa do Brasil, São Paulo também possui a maior malha cicloviária, com 731 quilômetros de extensão. Assim como no Rio de Janeiro, o plano é ultrapassar os mil quilômetros nos próximos anos. Esse contexto tem feito os paulistanos pedalarem cada vez mais. E também proteger as suas bikes. A capital paulista responde por incríveis 27% do total nacional.