GRUPO HDI : Desafios de Transformação em TI Durante Fusões e Aquisições - A Experiência de Vanesa Bustamante (Destaque)

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  GRUPO HDI

O Grupo HDI, um dos maiores conglomerados seguradores do Brasil, foi destaque no Insurtech Brasil 2024, evento de tecnologia e inovação no setor de seguros, realizado na última quarta-feira, 3 de julho. Representando a companhia, a CIO Vanesa Bustamante participou de um painel discutindo como empresas que passaram por fusões e aquisições devem lidar com a integração de legados e com a área de TI.

Com vasta experiência no recente processo de fusão entre as operações da HDI Seguros, a Yelum Seguradora – antiga Liberty Seguros – e os produtos de varejo da Sompo Consumer, Vanesa destacou a importância de readequar sistemas, bases de dados e integrar as empresas em termos de tecnologia da informação durante o processo.

Vanesa enfatizou que, apesar de ser uma área técnica, a TI está totalmente alinhada à estratégia do Grupo HDI, que prioriza o cuidado com as pessoas, incluindo corretores parceiros, segurados e colaboradores. Segundo ela, a atenção a esses públicos é crucial para o sucesso de qualquer processo de fusão e aquisição.

"Quando empresas passam por fusões, como no nosso caso no Grupo HDI, a área de TI enfrenta grandes desafios, especialmente se a integração envolve companhias já consolidadas, tanto no mercado quanto em suas áreas de TI", afirmou Vanesa. "Não tem sido um processo simples, mas certamente tem sido um período de muito aprendizado. Estamos confiantes de que tudo está sendo feito da maneira mais natural possível e que nossos públicos continuarão a ter experiências de excelência," completou a executiva.