Hospital e médico são condenados por negligência em cirurgia
Dorival Alves de Sousa
A 6ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão da 2ª Vara Cível de Matão, SP, que condenou médico e hospital a indenizarem, solidariamente, homem que teve gaze esquecida dentro do corpo após cirurgia. A reparação por danos morais foi fixada em R$ 25 mil.
De acordo com a decisão, o autor passou por cirurgia após ser atingido na cabeça por um projétil. Três anos mais tarde, procurou atendimento por sentir dor na região cervical e no crânio. Exame de raio-X detectou a presença de uma gaze na região da nuca do paciente, do mesmo lado em que havia sido realizada a cirurgia. Laudo pericial também apontou que o projétil não foi retirado e que não houve tratamento das lesões na vértebra cervical.
Para o desembargador relator do recurso, a negligência é evidente e, portanto, há o dever de indenizar. “De acordo com as circunstâncias do caso, o valor da indenização deve ser tal que traga alguma compensação à vítima, sem constituir fonte de enriquecimento sem causa. Considerando que a falha na prestação dos serviços dos corréus, hospital e médico, causou danos decorrentes da saída de pus e dores no local da cirurgia durante cerca de 3 a 4 anos, embora não tenham sido relatadas sequelas em razão da negligência constatada, deve ser mantido o valor da indenização, que foi fixado com razoabilidade”, pontuou o magistrado.
Com base no caso em tela, é importante destacar que os hospitais, médicos e todos os profissionais da área de saúde estão sujeitos a riscos de reclamações e de ações judiciais. Uma das maneiras de minimizar esses riscos é contratar uma apólice de Seguro de Responsabilidade Civil Profissional (RCP) para Médicos e Profissionais da Saúde, lembrando também que a Responsabilidade Civil para Hospitais é, sem dúvida, um dos temas mais recorrentes do judiciário brasileiro atualmente.
O Seguro de Responsabilidade Civil Profissional Médicos é importante para minimizar o risco financeiro que os profissionais da área de saúde enfrentam. Além disso, o seguro pode ser uma forma de garantir a tranquilidade e a segurança dos profissionais da área de saúde na sua atividade diária.
O tema é complexo por tratar de matéria eminentemente técnica e chega a ser desconhecida de alguns juízes e advogados.
Quando o profissional do direito se depara com questões de erro médico, comumente surgem dúvidas acerca da necessidade de demandar contra Médico e Hospital ou apenas contra este, se existe responsabilidade solidária ou mesmo se é necessária a realização de prova pericial.
Para que tais questões sejam devidamente elucidadas, é necessário delinear os contornos das Responsabilidades dos Hospitais dentro do nosso sistema de Responsabilidade Civil Profissional (RCP) para Médicos e Profissionais da Saúde.
Quando da contratação do Seguro de Responsabilidade Civil a nossa orientação é consultar um profissional corretor de seguros de sua confiança, que é o profissional capacitado e habilitado para intermediar as relações entre o proponente e a seguradora. Nesse trabalho, o corretor de seguros orienta e assessora, dando o suporte necessário à concretização do contrato de seguro.
Dorival Alves de Sousa, advogado, corretor de seguros, diretor do Sindicato dos Corretores de Seguros no Distrito Federal (Sincor-DF) e delegado representante da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor) junto à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Fonte: Tribunal de Justiça de São Paulo - Apelação nº 1001877-62.2015.8.26.0347. (Comunicação Social TJSP) - Acórdão disponibilizado no DJE em 25/09/2023.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Seguradora Condenada a Indenizar Pecuarista em R$290 mil pela Morte de Cavalo
- Seguro Atrelado a Financiamento Bancário é Ilegal e Configura Venda Casada
- Desvendando o conceito e o funcionamento do Seguro Decesso
- Conheça os Seus Direitos Após o Veículo Cair em um Buraco
- Durante a realização de um exame ginecológico, uma paciente sofreu queimaduras na vagina
- Família Vítima de Acidente na Itália Denuncia Fraude em Seguro Viagem
- Cuidado ao Tentar Impedir o Furto do Próprio Carro
- A contratação do seguro de automóvel adquirido em nome de menor de idade
- Entendendo a indenização do Seguro para Quitação de Imóvel Financiado
- Focada em corretores, Saúde Integral Assessoria promove palestra com Rainha Hortência
- O Segurado que Enfrentou a Seguradora em Busca de Justiça
- Desmistificando as Condutas das Seguradoras nas Ações de Regresso
Adicionar comentário