Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Allianz no Conec: tecnologia desempenha papel primordial no mercado de seguros, avaliam diretores

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bianca Bordignon
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Arthur Igreja, Rosely Boer, Karine Barros e Marlon Teixeira durante o Conec. (Crédito: Ayumi Yamamoto) Arthur Igreja, Rosely Boer, Karine Barros e Marlon Teixeira durante o Conec. (Crédito: Ayumi Yamamoto)

Durante a “1ª Jornada de Transformação”, seguradora abordou os impactos do digital e da Inteligência Artificial no atendimento e experiência do corretor e segurado

São Paulo, 6 de outubro de 2023 – O mercado de seguros passa por grandes transformações. Uma das mais significativas é a sua presença no ambiente digital, que acompanha não só a aceleração tecnológica, mas principalmente as mudanças no comportamento do consumidor. Durante a “1ª Jornada de Transformação”, realizada no Congresso dos Corretores de São Paulo (Conec), nesta sexta-feira (6/10), a Allianz Seguros trouxe diversas análises para reflexão dos profissionais.

A apresentação, que teve como tema central a “Jornada do Cliente”, contou com a participação das diretoras executivas da Allianz Seguros, Karine Barros (Comercial) e Rosely Boer (Operações e TI); e do diretor de Sinistros Auto, Marlon Teixeira. Como convidado especial, os executivos receberam Arthur Igreja, palestrante em eventos como o TEDx no Brasil, Europa, Estados Unidos e América do Sul; autor do best-seller sobre inovação “Conveniência é o nome do Negócio”; e co-fundador da plataforma “AAA Inovação”, com Ricardo Amorim. Arthur foi responsável por fazer a abertura da Jornada, momento em que ressaltou o impacto do digital em segmentos variados da economia.

“O mundo está passando por muitas transformações tecnológicas e a Inteligência Artificial é, de fato, o tema de 2023. No entanto, tudo o que acontece na tecnologia hoje, principalmente com relação à IA, não é bem uma novidade. As pessoas já utilizam a Inteligência Artificial há pelo menos 15 anos, só que antes sua aplicação era mais ‘embarcada’”, declarou Arthur Igreja. “Isso não significa, porém, que o papel das pessoas será menos central. Há momentos em que o trabalho é essencialmente humano, e sempre será assim”, explicou.

Experiência do cliente

Karine Barros trouxe sua percepção sobre como a experiência de compra e venda de seguros vem sendo impactada pelas ferramentas digitais. “Vivemos cercados da tecnologia. Contudo, é o corretor quem tem a capacidade de fazer a interpretação mais inteligível do consumidor e respaldá-lo não só no que ele busca, mas indo além daquilo que ele precisa”, analisou. Na visão da diretora, a tecnologia chega para dar mais autonomia ao corretor no dia a dia, contribuindo para a resolução de operações mais simples (como a emissão da segunda via de boletos) e para que o profissional entenda qual cliente é mais propenso a comprar determinados produtos, assim como identificar o perfil do cliente e a mudança de necessidades ao longo da sua vida. “As ferramentas tecnológicas geram experiências mais fluídas a este profissional. E é assim que seguiremos nos próximos anos”, avaliou.

Aliada do mercado

Até pouco tempo, há quem ainda enxergasse a Inteligência Artificial (IA) como “competição” ou “ameaça” dentro do mercado segurador. No entanto, Rosely Boer ressaltou que a presença desta tecnologia no setor veio para agregar e se tornar uma parceira. “Hoje, na Allianz, a IA é utilizada para oferecer soluções mais ágeis e de qualidade. Como resultado, mais da metade dos atendimentos recebidos pelo nosso contact center já são feitos via chat e chatbots. Esse índice vai para 60% quando consideramos os atendimentos realizados aos corretores”, disse ela.

Porém, na avaliação da diretora, o que faz diferença no atendimento é a combinação entre tecnologia e desempenho humano. “Acreditamos, sim, que os canais digitais são fundamentais para a entrega de serviços e soluções mais rápidas. Por outro lado, qualidade, respeito e cuidado dependem do nosso investimento na capacitação das pessoas. Nós, da Allianz, buscamos o equilíbrio entre agilizar ao máximo os atendimentos simples via ferramentas digitais e dedicar mais atenção através dos canais humanos nos momentos em que segurados e corretores mais precisam”, explicou.

Atendimento a segurados e corretores

O sinistro é, possivelmente, o momento mais decisivo dentro da jornada de seguros e quando o cliente mais necessita do apoio das seguradoras. Atender aos anseios que o consumidor valoriza é primordial nesta etapa, segundo Marlon Teixeira. “O foco da Allianz é tornar esta experiência mais fácil neste momento”, frisou o diretor. Ferramentas inovadoras voltadas ao atendimento aos clientes e corretores têm desempenhado um papel fundamental na comunicação do sinistro. “Lançamos recentemente o Sinistro Auto Digital, que simplifica a jornada, desde a abertura até a liquidação do sinistro, e está disponível a corretores, clientes e terceiros”, exemplificou Marlon. “A ferramenta, que usa Inteligência Artificial, para leitura das fotos dos sinistros, agiliza a tomada de decisão na indenização”, disse.

Allianz no Conec

Promovido pelo Sincor-SP, o Congresso dos Corretores de Seguros (Conec) chega a sua 18ª edição e reúne palestrantes, especialistas do setor e visitantes. Além da participação na 1ª Jornada de Transformação, a Allianz, que é patrocinadora ouro do evento, segue recebendo os corretores parceiros em um estande exclusivo na Feira de Negócios, que acontece paralelamente ao Congresso. Neste sábado (7/10), às 11h, a Allianz também estará presente no painel “Corretor Digital” e será representada por seu presidente, Eduard Folch.

Sobre a Allianz Seguros

No Brasil há mais de 115 anos, a Allianz Seguros atua em ramos elementares e está presente em todo o território nacional, por meio de 63 filiais, além de 50 assessorias e mais de 30 mil corretores de seguros em todo o país.

Tendo como premissa desenvolver ações de longo prazo, tanto nos seus negócios como no campo social, há mais de 25 anos um grupo de funcionários criou a ABA – Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz. Nesse período, mais de 10 mil crianças e adolescentes da Comunidade Santa Rita (zona Leste de São Paulo) foram atendidos pela ABA, por meio de atividades complementares à educação formal, como artes, esportes e inclusão digital.

A seguradora nomeia o Allianz Parque, a arena multiuso mais moderna do país. Desde sua inauguração, em novembro de 2014, já recebeu mais de 11 milhões de pessoas.

>> Galeria de Imagens do Conec 2023


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar