Brasil,

Corretores nos casulos?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Armando Luís Francisco
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Armando Luís Francisco Armando Luís Francisco

Sou corretor de seguros!

As seguradoras que trabalham exclusivamente com corretores de seguros estão sendo prejudicadas pelos passos muito lentos do intermediador.

Não acredita? - vamos aos números:

Total de corretores hoje: em torno de 130.000 profissionais com registro na Susep, contando PJ e PF.

O total de objetos segurados nos últimos anos aumentou ou diminuiu? Diminuiu!

O número de corretores registrados aumentou ou diminuiu, nos últimos quatro anos? Aumentou quase 30%.

Então, a produção pelo canal corretor em número de objetos aumentou ou diminuiu? Diminuiu!

Sintomas

Primeiro deles: Máscara!

Há três coisas que mascaram a falta de produtividade do corretor:

1) Diminuição das despesas gerais das seguradoras;

2) Seleção de riscos;

3) Aumento de preços dos seguros.

Como resultado disso tudo, o lucro antes da EBITDA se tornou febre!

Sim, mascarou a tendência de baixa. E mascarou a melhoria dos resultados por massificação.

Simples, assim: são os números que movem as opiniões.

Segundo: enterrado no escritório

1) A função do corretor de seguros é intermediar o negócio, mas ele assumiu sem dó o trabalho de seguradoras e prestadores de serviços. Sim, a nomenclatura corretor não define o trabalho que podem realizar. Assim, "sempre cabe mais um [serviço] quando se usa Rexona!"

2) Muita competição para os mesmos objetos. Perceba, o número de objetos diminuiu e o número de corretores aumentou, numa competição fratricida, onde vale tudo! Como consequência, os atuais seguros no máximo trocam de mãos, tanto de seguradores como de corretores - observando que não estou incluindo alguns produtos, como vida!

3) O corretor passa a maior parte do tempo na administração da corretora, sem condições para a produção. Observando aqui que não estamos falando da exceção, mas da maioria dos escritórios dos corretores, geralmente familiares.

4) Falta de gerenciamento tecnológico das corretoras de seguros.

Terceiro: desconhecimento dos corretores por parte das seguradoras

As seguradoras conhecem os números dos corretores, mas desconhecem a profissão. De certa maneira, isso é normal para os corretores de seguros e entidades do setor: desconhecer o que significa ser corretor de seguros.

Toco no assunto com muita tranquilidade. A falta de previsibilidade profissional é exemplar. Até uso o argumento de que os corretores de seguros quase deixaram de existir por Decreto, enquanto eram estimulados a outras coisas secundárias. Em contrapartida, nas seguradoras existem os gestores comerciais, que apenas estimulam o corretor a produzir mais. Em suma, e não é uma crítica, mas uma realidade, as seguradoras - e os próprios corretores - desconhecem a realidade da intermediação dos seguros.

Quarto: Etc.

E isso vem de encontro ao tema de hoje: os corretores de seguros estão no casulo? Afinal, ainda que protegidos por Normas, o corretor deve evoluir? E, como?

Finalizo assim: eu sei como mudar tudo isso e não é nem um pouco difícil! Aliás, basta entender que a mudança dolorosa pode fazer bem para o mercado.

Armando Luís Francisco
Jornalista e Corretor de Seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar