Brasil,

O lado sombrio dos seguros: como algumas seguradoras desumanizam o consumidor

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Armando L. Francisco
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Armando L. Francisco Armando L. Francisco

O tratamento desumano dispensado ao consumidor de seguros é uma realidade que merece atenção das autoridades. O consumidor, também conhecido como segurado, muitas vezes é vítima da falta de comprometimento com os contratos e com as coberturas contratadas. O termo "Consumidor de Seguros" talvez deveria constar nos acordos, pois é o mais adequado para designá-los e chamar a atenção daqueles que desconhecem o Direito, porque parece que o termo segurado é de menor importância.

O descaso com o consumidor de seguros por parte das congêneres é evidente, também. Ao adquirir um seguro, ele recebe apenas promessas feitas pela seguradora, de que os serviços e o uso das coberturas e cláusulas serão cumpridos de maneira muito eficiente, mas nem sempre essas promessas são cumpridas. Por exemplo, é comum que o atendimento 24 horas oferecido pela Assistência Emergencial seja prestado apenas por robôs em determinados horários, deixando o segurado desamparado em momentos de necessidade, em que precisaria falar com atendentes, até mesmo porque nem todos os casos são iguais. Além disso, como exemplo, os guinchos podem demorar muitas horas para chegar, sem que haja uma perspectiva clara de horários ou prazos máximos para a resolução do problema. O segurado muitas vezes teria condições de contratar ele mesmo os serviços e ser reembolsado, posteriormente.

As normativas são irregulares e as vezes contra o próprio consumidor. Um exemplo que vou citar é o fato de que as seguradoras não podem ressarcir o consumidor de seguros, que não teve o serviço da apólice amparado por algum motivo e não irá receber o valor pretendido. Ou mesmo que um terceiro tenha que acionar o segurado na justiça para receber o valor dispensado por ter locado um carro para se locomover. Ou a seguradora não pagar o carro reserva do cliente, simplesmente porque ele era terceiro em outra cia seguradora e não acionou por lá etc.

No momento de sinistros, o atendimento costuma ser ainda mais deficiente, com a utilização excessiva de robôs e inteligência artificial. Isso demonstra uma falta de atenção por parte da seguradora que faz isso, que não conseguiu ainda se adequar a um modelo misto, em que deveria estar pronta para ajudar o segurado a resolver seu problema, e a retomar sua vida normal. Outro detalhe é exatamente a questão das oficinas referenciadas, que deveriam ser de livre escolha do cliente, inibindo a adequação dos serviços às suas necessidades. Isso vai de encontro ao que os códigos firmados no Brasil estabelecem, ou melhor e mais definido: atuam contra o consumidor de seguros.

Termino assim: é comum que essas seguradoras tenham dificuldade de relacionamento com seus clientes, o que deveria ser uma prioridade para o setor. Essa relação deveria ser a "menina dos olhos" das seguradoras em todo o Brasil. Apesar de haver exceções, é importante que os dirigentes do mercado entendam essas questões e deem prioridade ao fomento de uma boa relação entre seguradora, corretor e segurado. Somente assim será possível oferecer um serviço de qualidade e com respeito ao consumidor.

Armando L. Francisco
Jornalista e Corretor de Seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar