Apesar da pandemia, registro mundial de patentes bateu recorde em 2020
De acordo com a Organização Mundial de Propriedade Intelectual, houve mais de 275 mil arquivamentos ano passado
O registro mundial de patentes continuou crescendo, apesar dos efeitos da crise sanitária. Um levantamento da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), realizado em 2020, apontou um total de 275.900 arquivamentos no último ano, um crescimento de 4% em comparação com 2019.
Para Fabiano Lourenço, vice-presidente da Mitsubishi Electric do Brasil, subsidiária do grupo que registrou o maior número de solicitações de patentes no Japão, os dados mostram que a crise foi a mola propulsora para que muitas empresas enxergassem a inovação como a única saída em tempos de uma competitividade quase insana.
"A Mitsubishi Electric tem sido particularmente ativa no preenchimento de pedidos de patentes relacionados a soluções suportadas por Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA), duas tecnologias obrigatórias na Indústria 4.0. Nós ficamos em primeiro lugar entre as empresas japonesas por seis anos consecutivos e entre as cinco principais globalmente por sete anos seguidos", declara Lourenço.
No ranking de países, o Japão manteve destaque entre os três principais da liderança, ficando atrás apenas da China e EUA. A fabricante japonesa de equipamentos elétricos e eletrônicos, Mitsubishi Electric, registrou o primeiro lugar no país e o terceiro do mundo em solicitações de patentes registradas em 2020. Os dados são da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO) com sede na Suíça.
As altas classificações são resultado do posicionamento estratégico da Mitsubishi Electric de propriedade intelectual (IP) como um recurso comercial crucial, incluindo um investimento global de U$ 2 bilhões em P&D no último ano fiscal.
De acordo com o último relatório apresentado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), uma agência da ONU com sede em Genebra, o Brasil está entre os cinco países que mais cresceram em registros de patente no último ano, com um aumento de 8,4%.
O país vem tentando implementar uma série de medidas para agilizar as aprovações de novas patentes. Entre elas está a eliminação dos backlogs, que consistem na reavaliação dos pedidos já aprovados em uma primeira fase. Outra iniciativa é a criação da Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual (ENPI), que tem como objetivo construir um sistema único nacional e efetivo para incentivar os investimentos em inovação, bem como a inserção do país no sistema global de patentes.
De acordo com Fabiano Lourenço, os entraves burocráticos que barram os investimentos da indústria no país ainda são muitos, mas o cenário é mais favorável do que há alguns anos, principalmente no que tange ao tempo de aprovação, que caiu em média 50%.
"A maioria das solicitações aqui ainda se refere a pedidos de multinacionais, ou seja, inovações criadas fora do país. No entanto, algumas medidas que já estão sendo tomadas pelo governo devem favorecer o incentivo e valorização da inovação industrial brasileira", destaca Lourenço.
Sobre a Mitsubishi Electric Corporation
Com quase 100 anos de existência, a Mitsubishi Electric Corporation é reconhecida como líder mundial na fabricação, comercialização e vendas de equipamentos elétricos e eletrônicos utilizados em Sistemas elétricos e de energia, Automação industrial, Sistemas de informação e comunicação, Dispositivos eletrônicos, Sistemas de transporte e Aparelhos domésticos. Com o princípio corporativo de contribuir com a criação de uma sociedade próspera, a companhia está presente em mais de 40 países ao redor do mundo, totalizando mais de 140 mil colaboradores. A empresa registrou receita de 4.462,5 bilhões de ienes (US$ 41,4 bilhões*) no ano fiscal encerrado em 31 de março de 2020. Para obter mais informações, visite: www.mitsubishiElectric.com
* Com uma taxa de câmbio de 107,70 ienes para o dólar americano, a taxa dada pelo Mercado de Câmbio de Tóquio em 11 de maio de 2020.
Sobre a Mitsubishi Electric do Brasil
No país desde 1975, a Mitsubishi Electric do Brasil reflete os valores globais da companhia, atuando nas áreas de: Automação Industrial e CNC, Sistemas de Ar Condicionado, Automação de Processos, Equipamentos Automotivos, Sistemas de Visualização e Sistemas de Transporte.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário