STF julga e dá parecer favorável a extinção do Imposto Sindical Obrigatório
ARMANDO LUIS FRANCISCO
Com a validação do fim da contribuição sindical obrigatória pelo STF, os sindicatos deverão obter ganhos através de outras fontes. Foram 6x3 pela derrubada da inconstitucionalidade pedida pelos representantes das diversas categorias.
Com a decisão, restando, ainda, a pressão sobre o governo federal, os sindicatos perderam sua maior fonte de receita. Os que mais sofrem com a medida são os representantes dos empregados, que prometem obter ganhos através de ações coletivas na justiça do trabalho, para compensar a decisão do STF.
Outra forma, pouco usual, principalmente nas congêneres patronais, será a disposição de aumentar o quadro de associados. Essa situação, uma das mais importantes perspectivas de representação, não acontecia devido ao recebimento do imposto sindical de todos os profissionais. E, com a base de associados pequena e com direito a voto, havia maior controle sobre as decisões e sobre a manutenção da vontade diretiva.
Vale destacar, também, que feiras, patrocínios, cursos e outras atividades deverão ser fornecidos para equilibrar a receita dos sindicatos.
Esses ajustes, porém, tanto do lado patronal, como os dos funcionários, deverão ser notados nos próximos anos. Mas há um perigo iminente: Da incapacidade de representação sobre os pleitos difíceis. Principalmente, se a manutenção da base vital for subsidiada por interesses patronais e difusos; ou interesses do poder econômico, ainda que a base solidária seja patronal para patronal.
Vale destacar que a representatividade é um aspecto muito importante e salutar para todas as categorias. Desejar a extinção dos sindicatos é um perigo para o crescimento profissional. E, falando como corretor, a importância dos sindicatos dos corretores é tão grande que eu não conseguiria mensurar em muitos textos.
Eu creio que o caminho perfeito será aumentar a base associativa.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Atendimento***2738115: Um Desrespeito ao Consumidor de Seguros
- A Grande Dificuldade de Algumas Seguradoras em Pensar no Sistema de Cálculos para Corretores de Seguros
- Bônus Zero com Sinistro : Seguro Novo ou Renovação Com Agravo?
- Remanejamento de Bônus de Apólice: O Novo “Bônus Frio”?
- Remanejamento de Bônus de Apólice: Prática Ética ou Irregularidade?
- PL 4159/2024 vai acabar com a franquia no seguro
- DPVAT: DEUS EXISTE!
- DPVAT: Deus Não Existe
- No Novo DPVAT e nos demais arranjos, no final do espetáculo, o céu não existe mais, Deus não aplaudiu, se levantou, saiu e puniu!
- A Tertúlia dos Cinco Estados
- Novo DPVAT, Agora SPVAT: Onde Erramos e O Que Está em Jogo?
- SPVAT: Se Realmente É o Ideal, Por Que Apenas Cinco Estados Brasileiros Concordaram em Cobrar o Seguro?
Adicionar comentário