5 vantagens ao optar por uma franquia de Corretora de Seguros home-based

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cristiane Pinheiro

Modelo de negócio permite que se trabalhe de casa, sem funcionários, e exige capacitação inicial em torno de duas semanas e habilidades como vendedor

Pesquisa do Sebrae, em parceria com a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, revela que o Brasil reúne, atualmente, 42 milhões de empreendedores. O levantamento também indica que o número pode dobrar até 2027.

Esse contingente se aproxima dos 93 milhões quando soma-se a quem tem algum tipo de interesse em adquirir uma franquia. Para quem quer ter um negócio próprio, sem sair de casa, uma boa alternativa é a aquisição de uma franquia home-based.

O diretor executivo da Touareg Corretora de Seguros, André Costa, comenta quais caminhos esse empreendedor deve adotar para adquirir uma franquia com essa característica.

“O empreendedor precisa analisar dentre algumas variáveis, o tempo de retorno para o investimento inicial, capital de giro, tributação, qualificações exigidas e estimativas de faturamento mensal.” detalha.

“Outro aspecto fundamental é pesquisar a representatividade de mercado do franqueador e a capacidade dele abrir portas para posicionar o franqueado e ajudá-lo no acesso a produtos e serviços oferecidos no mercado”, complementa Costa.

A tomada de decisão também não pode deixar de incluir “o potencial de mercado daquele segmento e o principal ativo que precisa ser conquistado, o cliente”, enumera Costa.

Há mais de três décadas no mercado de Seguros e desde 2018 atuando ativamente no mercado de franquias, o diretor da Touareg destaca cinco vantagens para empreendedores que decidem pelo Segmento de Seguros:

01 – Potencial de mercado

Segundo o relatório da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), a arrecadação do setor no acumulado de 2023 foi de R$ 388,03 bilhões, representando um crescimento de 9% em relação ao ano anterior.

Diferente de outros setores como o de alimentação e estética (que necessitam de investimentos em torno de R$ 1 milhão), o segmento de seguros permite além de capital inferior, um leque de possibilidades considerável. “É possível oferecer cobertura de bicicletas até aeronaves”, exemplifica Costa. O diretor da Touareg Corretora de Seguros lembra ainda que não existem seguros apenas para automóveis, mas, também, para proteção familiar, patrimonial, profissional e de renda, todos com coberturas compatíveis com o patrimônio e desejo de ser assistido.

02 – Investimento inicial e capital de giro

Para adquirir uma franquia home-based de corretora de Seguros, o investimento inicial é em torno de R$ 40 mil, contemplando inclusive treinamentos e capacitações em ambiente virtual.

03 – Estrutura necessária

Por autuar em home office, o franqueado precisará inicialmente apenas de um computador e um celular. Já outros setores podem mobilizar maquinário com marcas e composições específicas e número mínimo de colaboradores e carga de trabalho, o que não ocorre com um franqueado home-based.

04 – Estoque

Quando se torna um franqueado do segmento de seguros, por exemplo, não há necessidade de se ter volume mínimo de estoque, pois todo o trabalho é realizado por meio de sistemas com armazenamento na nuvem.

Além do já apresentado, a conectividade da Internet e a possibilidade de customizar entregas, levando em conta as necessidades dos clientes e as melhores opções de mercado, permitem ao franqueado de seguros ofertar uma maior quantidade de produtos e serviços

05 – Familiaridade com o universo de atuação

O principal requisito ou atribuição de um franqueado do setor de seguros é a habilidade (que pode ser desenvolvida, claro) para vender e convencer clientes em potencial da necessidade e efetividade daquele produto ou serviço. O segmento conta com inúmeros casos de profissionais que nunca tiveram contato com a área antes e, em duas ou três semanas de capacitação, transformaram a atividade em única fonte de renda familiar. Essa característica contrasta, por exemplo, com requisitos iniciais distintos recomendados por outros segmentos que costumam favorecer experiências prévias e contatos anteriores com o mercado.

Apesar das diferenças, particularidades e do comparativo, o diretor da Touareg aconselha que o futuro empreendedor tome uma série de cuidados e não abandone uma premissa fundamental. “Antes de tudo, é preciso se dedicar e muito qualquer que seja o setor escolhido. Não basta se tornar franqueado e achar que as vendas serão feitas naturalmente. É importante ter atenção em cada linha do contrato, em conhecer como o franqueador atua, entender quais as oportunidades da área de trabalho, os meios para se diferenciar da concorrência e a forma para tirar tudo isso do papel”, pondera Costa.

Sobre a Touareg

Fundada em 2011, a Touareg Corretora, referência no mercado de Seguros e de Franquias no País, conta com um quadro de profissionais com vasta experiência. Essa expertise direciona o escopo de atuação para conciliar tecnologia com assertividade e conhecimento humano para entender situações, personalizar ofertas e fidelizar o cliente.

Para ampliar o alcance e a excelência dos produtos oferecidos e serviços prestados, a Touareg, desde 2018, capacita os seus franqueados e pretende ultrapassar a marca de 350 Franquias até dezembro de 2024.

Para isso, disponibiliza treinamentos e suporte aos parceiros de negócios, franqueados e clientes. Em 2023, a Touareg alcançou R$ 42 milhões em prêmios de seguros, representando um crescimento anual de 130% contra 13% do setor de Franchising.

Os números e avanços relatados nesse texto conferiram, à Touareg Corretora, premiações de desempenho junto à Seguradoras como, por exemplo: a Bradesco Seguros, Porto Seguro, Allianz Seguros, Pottencial Seguradora, Tokio Marine Seguradora e Mapfre Seguradora.

Raio-X
- Tipo de franquia: home based
- Investimento inicial: R$ 40 mil
- Royalties: 26%