Brasil,

Com o uso de IA e tecnologias desenvolvidas por investidas, Meta qualifica Jornada do Colaborador e reduz turnover

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriela Gimenes
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Viviane Furquim, Diretora de Pessoas e Performance na Meta Viviane Furquim, Diretora de Pessoas e Performance na Meta

Focada em transformação e evolução digital, empresa integrou soluções de sete startups em seus processos internos para melhorar a relação e produtividade dos colaboradores

A Meta, empresa de tecnologia e inovação focada em transformação e evolução digital, tem como uma de suas premissas atrair, desenvolver e manter talentos. Para isso, buscou entender, incorporar e aprimorar novas tecnologias com foco em melhorar a jornada dos seus colaboradores. No último ano, a empresa não só integrou sete startups a seus processos, como alavancou o uso de inteligência artificial (IA) e diminuiu em 30% o turnover voluntário, além de manter um eNPS acima de 60.

“O grande desafio foi aproveitar as soluções que a tecnologia nos traz para engajar colaboradores e estabelecer novos processos. A empresa sempre teve uma prática olho no olho, mas, a partir da pandemia, em que tivemos que colocar os três mil colaboradores em home office, a necessidade de automação e desenvolvimento de ferramentas de acompanhamento da jornada do colaborador ficou evidente”, explica Viviane Furquim, Diretora de Pessoas e Performance na Meta.

Foi neste momento que a empresa iniciou o desenvolvimento da sua própria plataforma do colaborador e passou a integrar startups parceiras para desenvolver e unificar processos voltados a gestão de pessoas, através da Meta Ventures, Corporate Venture Capital da empresa, que identifica startups com alto potencial no ecossistema de inovação. O primeiro passo do ciclo de vida do colaborador é realizado com a Recrut.AI, startup pernambucana especializada em atração e seleção de pessoas com auxílio da Inteligência Artificial. “A Inteligência Artificial também entrou na nossa plataforma do colaborador para automatizar a formatação dos currículos que recebemos no padrão necessário de avaliações da Meta, algo que fazíamos de forma manual e tomava muito tempo”, conta Viviane.

Outra importante solução para os processos foi a integração das ações ScaleUP Map e Evolve, que apoiam a jornada de crescimento e desenvolvimento das pessoas, trazendo tanto uma perspectiva de trabalho, quanto novos projetos. “Trabalhamos com muitos projetos que têm prazo determinado para encerrar e, sem a visão do todo, acabávamos perdendo talentos que têm capacidades para atuar em outros projetos, o que gerava também custos de novas contratações e onboarding. Esta tecnologia entende as competências de cada colaborador e a linha do tempo do projeto em que ele está, assim, evidencia o talento dele para que os líderes o aproveitem em novas posições”, conta. Além disso, a plataforma também mostra aos colaboradores as características exigidas para as posições que eles desejam, permitindo que ele estabeleça sua trajetória de crescimento, busque capacitação e converse com os líderes sobre suas possibilidades.

Para facilitar o dia a dia do time da Meta e tirar dúvidas, a empresa implementou a tecnologia de IA da Startup Eva, investida da Meta Ventures, que conta com um chatbot exclusivo para os colaboradores. A solução permite a melhora na jornada do colaborador através de um onboarding personalizado, envio de comunicações importantes da Meta e automação tarefas repetitivas, trazendo maior eficiência operacional. Entre as funcionalidades da Eva estão: apoiar a localizar guias e materiais institucionais, apoiar a localizar sistemas da Meta, responder dúvidas sobre a Meta e benefícios aos colaboradores, como ajuda de custo, plano odontológico, TotalPass, VR e VA, além de férias, periódicos, ponto e rescisão.

Uma das principais dores dos colaboradores em home office é a falta de proximidade. Para resolver esta questão, a Meta trouxe a tecnologia da TeamCulture, uma evolução da pesquisa de clima, realizada semanalmente de forma anônima e voluntária com os colaboradores. “É um termômetro constante, com ela, conseguimos observar tendências, entender as áreas com maiores desafios e, por ser sigiloso, temos uma taxa de respostas bem relevante, explica Viviane. Além disso, a executiva explica que, a partir do conteúdo das respostas, é possível desenvolver um plano de ação com a equipe e a responsabilidade pela evolução do clima e do engajamento é dividida com todo o time.

Resultados visíveis

Com as implementações, o sucesso da jornada do colaborador foi alavancado. Na área de atração e seleção houve uma redução de 64% do headcount, além de dobrar o desempenho do time em atendimento de vagas por mês. As oportunidades de carreira, que proporcionaram a manutenção de talentos, geraram uma economia de 16% sobre a folha de pagamento mensal, com a redução de custos de desligamento e reposição de pessoas.

O turnover voluntário caiu 30%, enquanto o turnover em até 3 meses foi reduzido em 53%. O engajamento e a percepção de marca empregadora também foram impactados positivamente com a Meta presente por cinco anos no ranking Great Place to Work, nota no Glassdoor acima de 4 e um eNPS acima de 60. Além disso, o NPS de acolhimento e desenvolvimento das pessoas na Meta nos primeiros 30 dias é de 89 pontos.

“Atrair colaboradores é muito importante, mas manter os nossos talentos é um desafio ainda mais relevante. Como uma empresa de transformação e evolução digital, poder aproveitar o que as novas tecnologias, principalmente a IA, pode oferecer para aprimorar os processos de pessoas é fundamental”, diz Claudio Carrara, vice-presidente da Meta.

Sobre a Meta

A Meta é uma companhia de tecnologia e inovação, focada em transformação e evolução digital, que atua da definição da estratégia digital à entrega de soluções tecnológicas completas, colocando o ser humano no centro de todos os projetos. Com 34 anos de mercado, a companhia tem atuação global: são 300 clientes em mais de 8 países, com uma equipe de mais de 3 mil pessoas, em 350 cidades e 14 países. O papel da Meta é descomplicar a transformação digital, criando uma jornada que parte de onde o cliente está, entende quais são os seus desafios e atua em parceria com ele para alcançar a geração de resultados para o seu negócio.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar