Brasil,

Maioria das vítimas de golpes digitais são da Geração Z: golpes de compras, delivery e roubo de dados são os mais comuns

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Anna Carvalho
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Especialista da Mangopay defende que prevenção envolve atenção ao realizar pagamentos e ao clicar em links embutidos a emails ou mensagens de texto

De acordo com o estudo da Akamai, a Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) é o grupo que mais sofre com golpes digitais. Apesar de estarem em contato com a tecnologia mais precocemente, o número de jovens de 18 a 29 anos vítimas desses crimes cibernéticos é cerca de 17% maior que o número de vítimas da Geração Boomer (pessoas nascidas logo após a segunda guerra). “Os golpes que atingem a Geração Z estão diretamente ligados aos hábitos de navegação do grupo. Devido à exposição diária à internet e ao consumismo exacerbado, impulsionado pelo excesso de publicidade e facilidade de efetuar compras online, práticas como sites de produtos fraudulentos, golpes de delivery e phishing (roubo de dados) os atingem mais frequentemente”, comenta Thiago Bertacchini, Head de Vendas da Mangopay, empresa de prevenção de fraudes digitais.

Além disso, a evolução das tecnologias utilizadas pelos golpistas leva em consideração a quantidade de usuários dessa faixa etária, adaptando os crimes de forma que as fraudes sejam cada vez menos identificadas por essas pessoas. Nessa linha, as formas de prevenção envolvem atenção aos detalhes e dificultar o acesso aos dados pessoais para os criminosos. O especialista da Mangopay reforça que, contra golpes de compras, deve-se conferir o destinatário das transações. No caso de golpes de delivery, como o da maquininha, é preciso reforçar que o pagamento ocorre apenas dentro dos limites do aplicativo, no caso de cartões e PIX, e sempre exigir comprovantes após pagamentos realizados no momento da entrega.

Quanto ao roubo de dados, frequentemente realizados por meio de links maliciosos embutidos em emails e mensagens de texto, a recomendação é não clicar, especialmente em URLs encurtadas ou que falam de assuntos com tom de urgência, como pendências financeiras ou pedido de documentos, sempre optando por conferir no meio de comunicação oficial do órgão ou empresa responsável.

“É importante também reforçar a proteção das contas e aplicativos de banco, optando por autenticação de dois fatores e, se possível, habilitar o desbloqueio por biometria ou reconhecimento facial e estabelecer limites para transações e empréstimos. O objetivo é dificultar o acesso dos criminosos a áreas sensíveis dos nossos dispositivos, dando ao usuário uma segurança maior mesmo nas situações em que ele acabe entrando em contato com algum tipo de fraude ", finaliza Bertacchini.

Por meio de tecnologia proprietária "Know Your User - KYU™", a Mangopay aposta em machine learning instantâneo para prevenção de fraudes ao analisar mais de 5.500 características de biometria comportamental dos usuários. Empresas como Azul, Grupo Boticário e BlaBlaCar contam com a solução para tomar decisões mais rápidas e baseadas em dados.

Sobre a Mangopay:

Criada em 2013, a Mangopay capacita plataformas com sua infraestrutura modular de pagamentos. Construída em torno de sua solução de carteira digital programável, a infraestrutura ponta a ponta da Mangopay cobre as necessidades de pagamento das plataformas, desde o pagamento até a prevenção abrangente de fraudes e câmbio, para muitos modelos de negócios e fluxos de trabalho. A empresa tem mais de 250 milhões de usuários finais dos seus serviços e processou mais de 100 bilhões de euros em transações desde a sua criação. A Mangopay foi eleita uma das melhores Fintechs do mundo pela Rede CNBC em julho de 2024 e sua solução de prevenção de fraude ganhou o prêmio Fintech Breakthrough em março de 2024.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar