Barreira virtual: a importância da IA para a Segurança Pública

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ivania Monfort

Soluções desenvolvidas com tecnologia de ponta visam aumentar a eficiência, precisão e segurança do monitoramento

Em 2023, segundo o último levantamento “Monitor da Violência”, promovido pelo G1 em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Núcleo de Estudos da Violência (USP), o Brasil registrou 39.492 homicídios dolosos (com intenção de matar), feminicídios, latrocínios (roubos seguidos de morte) e lesões corporais seguidas de mortes, o que representa uma média de mais de 108 vítimas por dia. No trânsito, o custo dos acidentes no Brasil chega a R$ 20 bilhões, somando os acidentes nas cidades e nas rodovias federais e estaduais, o que representa 1% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Com tecnologia e inovação aplicada à segurança pública, é possível aumentar a eficiência do monitoramento atuando como uma barreira virtual que analisa dados. No trânsito, com este crescente número de crimes cometidos com o uso de veículos, soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA) potencializam o processamento e a observabilidade dos dados se mostram crucial para a prevenção e combate à criminalidade e salvar vidas.

“A eficácia da tecnologia é evidenciada por sua capacidade de rastrear veículos suspeitos, facilitando a ação rápida das autoridades. Ao integrar sistemas de vigilância com IA, é adicionada uma camada que proporciona segurança adicional de proteção às cidades, atuando de forma preventiva e proativa”, avalia Alexandre Krzyzanovski, diretor de Engenharia da Pumatronix, uma das principais fabricantes nacionais de equipamentos para monitoramento de trânsito e sistemas de transporte inteligente (ITS).

Além disso, a popularidade e a adoção desse sistema por outras empresas refletem sua relevância e eficácia no mercado. Termos como Cercamento Eletrônico, Cercamento Digital e Cercamento Inteligente são variações desse conceito, mostrando como a tecnologia pode ser adaptada e melhorada continuamente. No entanto, é essencial que essa tecnologia seja implementada com responsabilidade, respeitando a privacidade dos cidadãos e evitando o uso indevido de dados. A transparência e a regulamentação adequada são fundamentais para garantir que os benefícios da Tecnologia superem os possíveis riscos.

“A tecnologia representa um avanço significativo na luta contra o crime, demonstrando como a inovação tecnológica pode transformar a segurança urbana. É um exemplo claro de como a IA também pode ser adaptada para enfrentar os desafios contemporâneos, proporcionando um futuro mais seguro para todos”, salienta Krzyzanovski.