O cadastro dos clientes de uma corretora é inviolável
ARMANDO L. FRANCISCO
É obrigação do corretor de seguros estar atento à possibilidade de perda de um cliente para outros intermediários que não sejam corretores diretamente envolvidos com o consumidor de seguros. A simples tentativa de contato direto por um parceiro comercial com clientes cadastrados pelo corretor representa uma clara violação ética, jamais justificável.
As consequências para o corretor de seguros e seus clientes são extremamente severas. Qualquer tentativa de sinalizar o término de vigência de uma apólice para que outro agente entre em contato pode resultar em danos materiais e morais significativos, comprometendo a integridade do profissional corretor de seguros.
Além disso, a tentativa de afastar o corretor do processo de venda revela muito sobre o comprometimento genuíno dos parceiros comerciais com a parceria. Se houver qualquer estratégia dissimulada por trás dessas ações, isso confirma que o papel do corretor de seguros não é valorizado por esses parceiros.
É responsabilidade profissional dos corretores de seguros relatarem suas suspeitas aos representantes de sua categoria, como os sindicatos regionais dos corretores de seguros. Essas entidades são as defensoras da profissão e têm o dever de proteger tanto o segredo do cadastro do cliente quanto a integridade da relação primária da angariação.
É de fundamental importância finalizar e destacar que tais práticas são ilegais, conforme a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), contrárias à ética e também aos bons costumes.
ARMANDO L. FRANCISCO
Jornalista e Corretor de Seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Atendimento***2738115: Um Desrespeito ao Consumidor de Seguros
- A Grande Dificuldade de Algumas Seguradoras em Pensar no Sistema de Cálculos para Corretores de Seguros
- Bônus Zero com Sinistro : Seguro Novo ou Renovação Com Agravo?
- Remanejamento de Bônus de Apólice: O Novo “Bônus Frio”?
- Remanejamento de Bônus de Apólice: Prática Ética ou Irregularidade?
- PL 4159/2024 vai acabar com a franquia no seguro
- DPVAT: DEUS EXISTE!
- DPVAT: Deus Não Existe
- No Novo DPVAT e nos demais arranjos, no final do espetáculo, o céu não existe mais, Deus não aplaudiu, se levantou, saiu e puniu!
- A Tertúlia dos Cinco Estados
- Novo DPVAT, Agora SPVAT: Onde Erramos e O Que Está em Jogo?
- SPVAT: Se Realmente É o Ideal, Por Que Apenas Cinco Estados Brasileiros Concordaram em Cobrar o Seguro?
Adicionar comentário