Brasil,

Fraudes em shows: especialista da Nethone cita dicas para empresas e consumidores se prevenirem

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Anna Carvalho
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

As companhias devem utilizar técnicas de biometria comportamental e inteligência artificial, enquanto os clientes precisam estar sempre atentos a links suspeitos e não devem fornecer informações sigilosas

No Reino Unido, fãs da Taylor Swift foram alvo de uma onda de fraudes em ingressos de shows nas redes sociais que já superaram US$ 1,2 milhão em prejuízos (cerca de R$ 5,2 milhões), segundo dados do Lloyds Bank. No Brasil, o cenário não é diferente: tentativas de golpes são aplicadas com frequência em concertos de atrações nacionais e internacionais - a exemplos da própria Taylor Swift, além de Bruno Mars, Madonna e Caetano Veloso.

“Os alertas atuais sobre fraudes online são uma prova de que é necessário fazer mais por parte dos operadores de plataformas e instituições financeiras para se manterem à frente das estratégias em evolução dos fraudadores. Uma parte importante deste processo deve também consistir numa maior educação dos consumidores sobre como se manterem vigilantes contra o aumento da fraude. Isso não apenas afeta os públicos, mas também prejudica a reputação da marca e o fluxo de caixa dos negócios”, detalha o especialista Thiago Bertacchini, Desenvolvimento de Negócios Sênior da Nethone, empresa que fornece soluções de prevenção para fraudes digitais.

As plataformas de venda de ingresso exigem uma proteção contra fraudes mais robusta do que o comércio eletrônico tradicional, pois seus ecossistemas bilaterais aumentam a área de superfície contra fraudes. Isto é, a fraude pode acontecer tanto por parte do vendedor, que comercializa itens falsos, quanto do comprador, que pode usar detalhes fraudulentos para comprar itens. Além disso, fraudadores têm aproveitado a tecnologia de IA para automatizar operações e criar identidades, documentos e páginas de checkout falsos, entre outras coisas, de uma forma mais rápida e difícil de detectar.

A solução oferecida pela Nethone, por exemplo, realiza análises comportamentais detalhadas – ferramentas que fornecem dados aprofundados, gerando perfis de usuários e examinando padrões de comportamento dos usuários para detectar anomalias e atividades suspeitas com mais rapidez. Pensando nisso, o especialista da empresa citou conselhos para combate à fraude para empresas e consumidores:

Para empresas

Os fraudadores de hoje aproveitam a tecnologia de IA para automatizar suas operações e criar identidades, documentos e páginas de checkout falsos, entre outras coisas, de maneira mais rápida e difícil de detectar. Assim, as empresas devem combater tecnologia com tecnologia. A IA generativa pode ser extremamente útil neste contexto, permitindo o desenvolvimento de técnicas avançadas de biometria comportamental e inteligência artificial. Ao integrar estes métodos de alta tecnologia, as empresas podem impedir o acesso não autorizado e proteger os seus clientes.

Além disso, é importante estar ciente de que muitos fraudadores usam ferramentas como VPNs, proxies, bots e click farms para ocultar detalhes de sua rede ou localização, o que lhes permite automatizar suas atividades em maior escala e escapar impunes de fraudes. Para reagir, as empresas precisam adotar soluções que permitam análises comportamentais detalhadas – ferramentas que forneçam dados aprofundados, gerando perfis de usuários e examinando padrões de comportamento dos usuários para detectar anomalias e atividades suspeitas com mais rapidez.

Para consumidores

Geralmente, os fraudadores tentam enganar os consumidores por meio de e-mails ou mensagens do WhatsApp. Depois que os usuários mordem a isca, seus sistemas podem ser infiltrados, levando a invasões de contas e pagamentos não autorizados. O especialista listou algumas dicas úteis para os usuários reconhecerem esses golpes:

Cuidado com e-mails: não clicar em links ou baixar anexos sem olhar atentamente, pois eles podem hospedar malware. Para verificar um link, basta passar o mouse sobre ele para revelar o URL de destino real.

Empresas legítimas não solicitam dados confidenciais: senhas, dados bancários ou documentos de identificação não são pedidos por essas empresas. Elas também não pedirão aos usuários que instalem ferramentas de acesso remoto para fins de suporte.

Atenção a descontos: promoções que parecem muito boas para serem verdade normalmente não são, especialmente em itens que normalmente são caros.

Sobre a Nethone:

A Nethone oferece um produto de detecção de risco focado em proteger toda a jornada do usuário, desde a integração até o pós-pagamento, ao mesmo tempo que ajuda comerciantes de comércio eletrônico e instituições financeiras a compreender holisticamente seus usuários finais (bons e maus). Com a tecnologia de criação de perfil Know Your User (KYU) e ferramentas baseadas em IA, a Nethone bloqueia usuários potencialmente arriscados sem atrito com os bons, examinando exaustivamente cada usuário.

Desde 2022, a Nethone faz parte do Grupo Mangopay, um fornecedor pan-europeu de plataforma de pagamento e infraestrutura de carteira. Em 2023, foi reconhecida como uma das empresas de crescimento mais rápido na Europa pelo jornal The Financial Times e pelo Statista. Possui histórico comprovado no Brasil, tendo parceria com empresas como Azul, Grupo Boticário, BlaBlaCar, Digital Femsa (Oxxo), Farfetch e muito mais. Em março de 2024, A Nethone ganhou o Fintech Breakthrough Award por Prevenção de Fraudes e Segurança de Transações.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar